O fantástico mundo das cores

Não dá pra negar, as cores deixam o mundo mais interessante e vibrante. A cor é um aspecto muito importante do design, mas pode ser bem intimidador. Caso seja utilizada da forma certa, tudo fica ainda mais lindo, mas faça da forma errada e até pessoas leigas vão perceber que algo não está certo. Cores são tão importantes que existe até uma votação da Pantone para definir a cor do ano (esse ano foi o Viva Magenta). Bem vindo ao fantástico mundo das cores.

Os três principais aspectos das cores

As cores geralmente funcionam ao redor de três características principais.

O matiz é a cor em si. Quando alguém pensa em uma cor é no matiz que ela está pensando. Vermelho, azul, verde, cada componente da roda de cores é um matiz.

Os principais matizes do círculo cromático.

Saturação é o quanto um matiz é forte. Pense como se fosse o tempero em uma comida, quanto mais saturação, mais forte e destacada a cor se torna. Em contrapartida, quanto menos saturação, mais próxima do cinza a cor fica. O preto, branco e todos os tons de cinza não possuem saturação.

No centro o matiz escolhido. Nas pontas suas varizações mais e menos saturadas.

O valor funciona como se fosse o brilho da cor. Quanto maior o valor, mais brilhante a cor fica, pois se mistura com o branco. Quanto menor o valor, mais escura a cor fica, pois se mistura com o preto. O valor é muito utilizado para definir luzes e sombras.

Diferente da saturação, o valor gira em torno das variações de brilho.

Problemas frequentes

São muitos os problemas que ocorrem quando você está aprendendo a utilizar cores, mas alguns são muito frequentes e às vezes aparecem até em trabalhos profissionais.

Você está usando cores demais

A não ser que você esteja desenhando um arco-íris, você provavelmente não precisa de muitas cores. Algumas paletas de 3 ou 4 cores já dão conta da maioria dos desenhos e os tornam muito mais consistentes. Vale muito mais a pena escolher poucos matizes e brincar com valores e saturação do que adicionar todas as opções de matiz possíveis.

Você não precisa de muitas cores para deixar seu design mais vibrante.

Está tudo muito saturado

Pense em uma música. Você não quer que todos os instrumentos estejam no volume máximo o tempo todo. Então, o mesmo vale para a saturação. Sabe aquelas ilustrações que parecem fazer os olhos doerem porque as cores parecem fortes demais? Geralmente é por causa da saturação alta.

Comece trabalhando com cores nessa região destacada e depois se adicione mais saturação caso seja necessário.

Falta contraste

A vida é baseada em contraste. Não é possível ter felicidade sem tristeza ou luz sem sombra. Quando você estiver combinando cores, tenha certeza que elas possuem contraste suficiente entre si. Uma boa forma de verificar isso é retirar a saturação da imagem. Caso sua ilustração ou styleframe não tenha todas as suas partes perfeitamente visíveis em preto e branco, provavelmente não estão funcionando em cores também. É aquela sensação de que você não consegue definir as bordas dos elementos, o que prejudica a leitura da imagem.

Em preto e branco é bem mais fácil notar as diferenças de valor e fazer os ajustes.

Vamos praticar

No início é difícil se adaptar ao incrível mundo das cores, então uma ajudinha é sempre bem vinda. Caso você esteja testando as águas dos designs coloridos, uma boa forma de começar é utilizar paletas já prontas. Isso é interessante por dois motivos, o primeiro é que vai treinar seu olho para o que funciona e o que fica estranho. O segundo é que já vai acostumar o seu cérebro a trabalhar com briefings de cor, algo que ocorre em projetos onde você precisa criar um design com uma paleta já definida.

Caso você queira uma fonte bastante confiável, essa coleção de cores e paletas do Sanzo Wada é incrível. Além das cores terem nomes bem legais como vermelho espectral, basta clicar na opção que você mais gosta e algumas paletas serão sugeridas com a cor da sua escolha como base.

Nesse artigo da semana passada, o artista escocês Charles Young utiliza as paletas do Sanzo para colorir suas esculturas de papel.

Uma das paletas sugeridas com vemelho espectral como base.

Tem muito mais

Existem vários outros tópicos interessantes no fantástico mundo das cores, como tipos de paleta, como nossos olhos percebem as cores e como começar a montar suas próprias combinações. Contudo, isso é assunto para outro post.

Uma semana colorida pra vocês!

Fonte: The Futur Academy

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