O nosso papel na comunidade criativa

Uma das coisas que pude observar durante os anos que passamos em casa durante a pandemia de 2020 foi um aumento considerável de pessoas criando grupos para conseguirem se comunicar melhor. Seja para trabalhar ou estudar, seja para se aproximar e conseguir ter um pouco mais de “contato” humano depois de tanto tempo sem poder sair de casa.

Isso também ocorreu nos grupos de motion e de animação de forma geral, muitos dos grupos em que eu participava ficaram lotados nessa época e o Discord e Telegram, por não terem limites de usuários, foram as saídas para que cada grupo continuasse se expandindo e conectando mais animadores e artistas.

Com essa popularidade e ampliação dos grupos que antes eram mais restritos devido a lotação, muitos animadores iniciantes puderam ter contato com pessoas que estão há anos no mercado e isso fortaleceu vários processos super benéficos para a comunidade como um todo: networking, troca de informações sobre valores, anúncio de vagas, dicas, tutoriais e muito mais.

E foi dentro desse contexto que comecei a pensar sobre o papel das pessoas dentro desses grupos de modo que comecei a me inspirar e listar mentalmente atitudes que teriam como objetivo fortalecer nossa comunidade e elevar nossos profissionais à melhores situações de vida. De tanto ver pessoas ajudando umas as outras, me senti motivada em fazer o mesmo e defender que esse posicionamento só tem a acrescentar na jornada de todos.

Lembrando que moramos no Brasil e muitas das vezes o acesso a informação ainda pode ser bem escasso. Existem pessoas querendo melhorar em todos os cantos desse país e ter uma comunidade preparada para ajudar seria o ideal.

“Façam com os outros o que gostaria de que fizessem com você” é um lema pessoal. Mas ter isso em mente é fundamental para as atitudes que tentei listar a seguir pois a maioria das atitudes envolvem empatia. Busquei pensar tanto naquele que busca ajuda na comunidade quanto aquele que quer ajudar e baseado no que pude observar, é perfeitamente normal e desejável que posturas como as seguintes ocorram:

Peça ajuda | Ofereça ajuda caso necessário: Algumas pessoas conseguem evoluir muito quando recebem uma visão particular de alguém mais experiente. Não tenha vergonha de pedir ajuda quando se sentir travado. Mas lembre-se que é muito importante não floddar o chat pessoal de pessoas que você admira pois ler várias notificações por dia pode atrapalhá-las no dia a dia. Busque tirar dúvidas em grupos, pois assim quem tiver disponibilidade irá lhe responder (até mais rápido).

Peça feedbacks |Use uma linguagem pacífica e compreensiva: Lembre-se que todos começam de algum lugar e que cada um tem sua própria realidade. E muitas das vezes começamos super motivados mas super inseguros. Eu acredito fielmente que uma linguagem pacífica pode até aumentar nossa motivação e acelerar a aprendizagem de quem está começando. Lembrem-se de ao pedir feedback façam perguntas que ajudem a no seu aprendizado como: “Como eu poderia melhorar o design dessa peça?” ou “O timming desse exercício parece correto? Como posso melhorar?” Assim quem quiser ajudar pode focar numa dúvida mais concreta.

Pergunte sobre valores | Indiquem pessoas que podem ajudar em assuntos financeiros: É muito difícil cobrar por um trabalho, afinal, cada projeto é único. Então perguntar para a comunidade sobre valores é essencial. Para aqueles que querem ajudar,   sugiram valores ou indique pessoas que fizeram trabalhos semelhantes que possam opinar sobre um valor justo.

Publiquem portfólios | Compartilhem vagas: Já aconteceu de uma vaga aparecer 30 segundos antes de uma pessoa publicar o portfolio dela em um grupo de animadores (eu juro). Eu simplesmente copiei o link do portfolio dessa pessoa e mandei para o contratante. Simples assim. Oferecer pontes para as pessoas conseguirem trabalhar é uma das melhores sensações da comunidade.

Elogie e apoie os projetos das pessoas: Talvez seja uma das minhas atitudes favoritas. Pois muitas das vezes a gente não tem tanto tempo para ajudar como gostaríamos mas um simples elogio e apoio dá um UP na motivação das pessoas que estão se esforçando. Muitas das pessoas ao nosso redor estão dando o melhor que podem e buscar incentivá-las, mesmo com um compartilhar ou com palavras amigas pode alavancar a carreira delas.

Façam amigos: Na comunidade de animação o que mais tem são pessoas que se entendem. Muitas das vezes são pessoas que cresceram assistindo desenhos animados e quiseram seguir essa “profissão” por curiosidade que virou paixão. Descobrem então que não é nada fácil e reconhecem a dificuldade a ponto de sentirem empatia por quem está trilhando os mesmos caminhos. Portanto, se puderem, passem um tempo conversando com outros profissionais. Busquem formar laços pois apesar de ser trabalho, vamos passar muito tempo de nossas vidas em contato com essa atividade não é? Por que não encontrar pessoas que queiram/gostem de caminhar mais pertinho da gente?

Abaixo, listo as comunidades no Discord das quais mais gosto:

Freelas de Sucesso

Animatop

FAC – Full Animation Club

Anima Migos

Para finalizar, gostaria só de comentar que esse não é um texto que obriga pessoas a ajudarem a comunidade. Quis somente exemplificar atitudes desejáveis de se ver mais constantes em nosso cotidiano. A comunidade no Brasil ainda precisa crescer muito e acredito de todo coração que são de atitudes simples que o complexo se desenvolve 🙂 Espero que todos possam se beneficiar de atitudes assim um dia.

Abraços!

Comentários

comments