fbpx

O que é o Cache de Disco do After Effects?

Este texto é uma tradução livre do original, de Johnathan Paul: What is the After Effects Disk Cache, via blog do School Of Motion

Você já se perguntou o que é o cache de disco no After Effects? Você pode não ter ouvido nada sobre isso, mas descobrirá que o cache de disco é seu grande aliado no After Effects. Na verdade, é uma peça crucial do seu fluxo de trabalho.

Se você estiver com o after effects ligado, você já está usando o cache de disco, quer você queira ou não. O Disk Cache é parte essencial do processo de se trabalhar no After Effects, então descubra como ele pode te ajudar no After Effects.

Então, o que exatamente é o cache de disco ou Disk Cache?

Tecnicamente, o Disk Cache não é apenas uma coisa do After Effects, é muito mais abrangente do que isso, porque a maioria dos softwares utiliza algum tipo de cache de disco. Na prática, o que o cache de disco significa é que o software contém dados que foram lidos recentemente e os armazena em um cache, de modo que, quando precisar lê-los novamente, pode fazê-lo mais rapidamente.

Como isso funciona no After Effects?

Quando você monta uma composição, o After Effects armazena frames e imagens renderizadas usando a pré-visualização de RAM. O AE não armazena em cache frames que podem ser facilmente renderizados, como cores sólidas ou texto, apenas quadros mais complexos e a renderização para visualizá-los é necessária. Agora existem duas maneiras do A.E pré-renderizar e armazenar em cache sua comp. Vamos dar uma olhada em ambos.

1 – Cache de Disco

Guardado em: Disco rígido (HD)
Indicador: barra azul

Cache de disco, como mencionado acima, em que os dados da renderização de visualização são armazenados em um diretório de cache. Isso permite que o After Effects leia os dados mais rapidamente, proporcionando uma visualização mais rápida. Você pode ver que sua composição foi armazenada em cache no disco ao ver uma barra azul na régua da timeline.

Imagem via blog do School Of Motion

2 – Cache de RAM (Random Access Memory)

Salvo na: RAM
Indicador: Barra Verde

O After Effects armazenará em cache os frames de RAM Preview no seu RAM Cache da mesma maneira que armazena os dados no disco. De novo: Isso é uma maneira de o After Effects aumentar sua produtividade para o usuário, não tendo que renderizar novamente um comp toda vez que você clicar na barra de espaço. Você pode ver o Cache de RAM funcionando, é aquela famosa barra verde na timeline. Quando você visualizar sua timeline, o After Effects moverá qualquer material necessário do cache de disco para o seu cache de RAM para reprodução.

Imagem via blog do School of Motion

O Cache de Disco e Cache de RAM usam o espaço no HD?

É o seguinte, ambos irão utilizar espaço de armazenamento no seu computador. No entanto, a visualização de RAM armazenará na RAM e será apagada quando o After Effects for fechado. O cache de disco será armazenado no seu disco rígido e não será excluído quando você fechar o software.

Você também deve observar que, com o tempo, seu cache pode ficar muito grande e ocupar muito espaço no seu disco rígido. No entanto, não se preocupe, pois você pode fazer uma limpeza em seu sistema liberando o espaço em disco usado.

Como ajustar o tamanho do seu cache de disco?

Para ver quanto espaço seu cache de disco está ocupando, navegue até After Effects> Preferências> Cache de Mídia e Disco. No menu, você pode alterar o tamanho potencial do seu cache de disco. Se você usa muito o After Effects, você poderá aumentar esse número até o quanto quiser. O After Effects recomenda que você use um SSD em um disco rígido separado de seus arquivos.

Como limpar o cache de disco no After Effects?

Há duas maneiras de limpar o cache de disco. A primeira é ir até Edit> Purge> All Memory & Disk Cache. Apenas esteja ciente de que isso também limpará seu cache de RAM. A segunda opção será ir até Preferências> Mídia e cache de disco. Aqui você encontrará uma opção para “Limpar o cache de disco”.

Imagem via blog do School Of Motion

Como limpar o cache de RAM no After Effects?

Se você precisar limpar seu cache de RAM antes de sair do After Effects, vá até Edit> Purge> All Memory. Isso cuidará do cache de RAM, mas lembre-se de que você perderá o progresso da visualização e precisará executar a RAM Preview novamente.

Imagem via blog do School Of Motion

Então … Esta informação realmente vai te ajudar?

Uma grande parte de se tornar um grande Motion Designer é trabalhar de forma eficiente e rápida. Uma das maneiras que você pode se concentrar em criar seu trabalho em vez de esperar em seu computador para renderizar é utilizando Cache de Disco e RAM Preview em sua vantagem.

Se você se interessou por este artigo, talvez este também lhe agrade:

Descomplicando Hardware para Motion Designers – ACESSE

Comentários

comments