ORGANIZANDO A AGENDA DE FREELANCER

A organização da agenda de freelancer significa como pensamos a organização, não somente do fluxo de trabalho mas também do número de freelas que pegamos, o número de bucks que temos (quando as pessoas nos chamam para os projetos e temos que avaliar a longo prazo se podemos pegar esses trampos ou não), e por aí vai.

Temos que ficar sempre atentos pra nos organizar para com tudo que envolve o nosso trabalho. Em última análise, podemos ir pegando muitos trabalhos ao mesmo tempo na empolgação e isso pode nos sobrecarregar em questão de semanas, às vezes dias. O que pode acontecer também é um projeto que você está produzindo ficar em standby, e por conta disso você fecha um outro projeto e, quando o projeto que estava parado volta, você fica com dois projetos ao mesmo tempo e sem tempo para concluí-los no prazo acordado. Lembrando que existem profissionais que conseguem gerenciar melhor vários projetos ao mesmo tempo, mas, se tratando de projetos de motion e animação, dificilmente a gente consegue ficar com mais de dois projetos ao mesmo tempo porque é muito perigoso. Então, como podemos organizar esse universo de pedidos e de orçamentos?

Quando saber a hora de não aceitar um projeto?

A primeira coisa que deve ser observada antes de aceitar um job é se você tem tempo, e para observar isso é necessário conversar com o cliente. A menos que a proposta seja muito indecente ou fora da realidade, não é preciso recusar um projeto logo de cara. Converse com o cliente, veja o que ele quer e o prazo que ele tem. A partir disso, você fala sim ou não para o trampo. Só conversando com o cliente que você conseguirá definir se tem possibilidade de pegar o projeto e conciliar com todo o restante de coisas que você tem para fazer.

O primeiro ponto é entender a dificuldade do projeto. Você consegue fazer esse projeto sozinho? Você tem algum tipo de insegurança para fazê-lo? Se você se sentir inseguro para pegá-lo, provavelmente é porque você não conseguirá fazê-lo. A insegurança faz parte do processo de quem é iniciante, mas há também a insegurança infundada que ocorre mesmo com profissionais mais experientes; a pessoa sabe fazer o que está sendo pedido, mas mesmo assim surge uma certa insegurança de aceitar o projeto. Se você estiver em um nível que dá para fazer, vá lá e faça, mas, se for uma insegurança de não dar conta do projeto, simplesmente recuse-o. Não se arrisque aceitando projetos que você não tem certeza que irá dar conta. Não vá na onda de quem fala que é importante pegar projetos que vão além das suas capacidades, seja porque você irá aprender muito durante o processo, seja por eles simplesmente serem desafiadores. Aceitar esses projetos só lhe renderão dores de cabeça, estresse e o risco de queimar o seu filme com o cliente como alguém que não entrega o que foi prometido.

Um outro ponto, quando precisamos dizer não para uma proposta, é por falta de tempo. Se você já tem a sua carga horária diária de oito horas completa, ou seja, com a agenda cheia de coisas para fazer, você não tem que adicionar mais coisas. Colocar mais tarefas dentro dessas oito horas gera uma fricção e estresse desnecessários dentro da sua carga horária. Porque ao invés de você estar fazendo um trampo bem feito, você estará fazendo dois trampos bem “nas coxas”, por não ter tempo de executar todas as tarefas da melhor maneira, quiçá tempo de pensar em como executá-las. Então, recuse projetos se você percebe que não irá conseguir fazê-los e também se percebe que não terá tempo para fazê-los. Se você não tem tempo, simplesmente você não faz. Não fique fazendo hora extra varando noites e madrugadas a dentro, pois isso só vai prejudicar sua saúde física e mental.

Negociando com o cliente para que o projeto seja jogado mais pra frente no calendário

Às vezes você já está com projeto em andamento na ilha e surge um novo projeto bacana, e pra não acontecer de você acumular dois projetos ao mesmo tempo, tente convencer o cliente a adiar o prazo do projeto para a sua agenda. Como você já deve estar cansado de saber, muitos projetos têm prazos fantasmas, e esses prazos fantasmas nós detectamos dessa maneira. Negociar o prazo de início de um projeto facilita na hora de você organizar a pipeline da sua agenda. Verifique tudo o que o cliente quer para observar a complexidade do projeto e converse com ele para ver se é possível jogar o projeto dele mais pra frente, quando o projeto atual que você está trabalhando já estiver finalizado. Essa é uma forma sadia de você mostrar para o cliente que está interessado no projeto, mas que não pode pegar porque não tem tempo.

Às vezes o cliente pode realmente estar com muita pressa, mas muitas vezes acontece do cliente aceitar seus termos e esperar o prazo que você dá para trabalhar junto com você. É importante esclarecer pra ele que se você aceitar o projeto dele enquanto está com outro em andamento, não haverá tempo suficiente para que a qualidade do trabalho fique à altura da qualidade que terá se você estiver se dedicando somente ao projeto dele. Se ele aceitar esperar até que você possa dedicar o seu tempo somente ao projeto dele, melhor pra ele e melhor pra você também; ele fica com um projeto mais bem elaborado e mais eficaz para solucionar o problema dele e você com um projeto mais bacana para ir para seu portfólio. Então, não vale a pena ficar acumulando vários projetos ao mesmo tempo por medo de perder a oportunidade quando você pode simplesmente conversar com seu cliente e negociar um prazo que fique melhor para vocês dois.

Os riscos de pegar mais projetos do que conseguimos gerir

O primeiro, maior e mais perigoso deles é a Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional). É um distúrbio psíquico causado pelos altos níveis de estresse e pelo estado emocional desequilibrado, desenvolvidos a partir de condições de trabalho desgastantes. Tome muito cuidado com uma rotina de trabalho extremamente desgastante que te leve a exaustão. Esse tipo de coisa é mais comum de acontecer do que você imagina, e quando não é um burnout propriamente dito, pode ser, no mínimo, um ataque de pânico. Muita informação ao mesmo tempo, muita pressão e responsabilidades podem te levar a ficar doente.

Outro ponto é você poder se queimar com seus clientes e, mais perigoso ainda, se queimar com outros profissionais da área, no caso de você não conseguir entregar o trabalho conforme foi combinado ou com uma qualidade duvidosa por ter sido feito às pressas. Se queimar com um cliente é ruim, mas é pior ainda se você vacilar com um colega de profissão. A maioria das oportunidades de trabalho surgem de outros profissionais da área, por indicação de colegas, estúdios, produtoras, agências, etc. Se você vacilar com eles, pode ser que nunca mais eles queiram trabalhar com você novamente e nem sequer te indicarão para outros projetos. Então, tome o cuidado de pegar somente o que você dará conta e dê o seu melhor. Se você não tiver tempo, recuse ou tente negociar um prazo melhor, conforme dito anteriormente.


Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo votar. A pergunta da enquete foi “Quantos projetos você costuma pegar por vez?”. O resultado da enquete foi:

  • Um, pois é mais seguro – 54%
  • Dois ou três ao mesmo tempo – 41%
  • Quatro ou cinco ao mesmo tempo – 1%
  • De seis para cima – 1%

Este artigo é um resumo do que foi abordado na live ORGANIZANDO A AGENDA DE FREELANCER, episódio 38 do Manual do Freelancer.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments