Os 4 perfis clássicos de clientes da área criativa

Vai conhecer um cliente pela primeira vez? Não interessa se o encontro for “cara a cara”, por telefone ou skype, é provável que ele se encaixe em uma dessas quatro categorias de clientes: os Pescadores (Fishers), Sub- Chefes (Square Peggers), Conscientes do custo( Cost Conscious Clients) ou Clientes perfeitos ( Perfect Clients).

Pois isso, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar o tipo de pessoa com quem você lidará em suas reuniões,  além de economizar tempo, dinheiro e saúde.

1 – O Cliente PESCADOR (FISHER)

Então você marcou uma reunião com um novo cliente em potencial. Ótimo! Mas, quando você estiver lidando com um cliente do tipo Fisher, pode ser que não exista um Job verdadeiro na negociação. Em vez disso, você estará lidando com alguém que está pescando informações. Isso mesmo!

Um cliente do tipo Pescador, tentará descobrir o que ele precisa para fazer um pedido de proposta para um determinado projeto. Por exemplo, pode ser que ele nunca tenha feito um vídeo explicativo na vida e quer entender os processos diretamente com um profissional. Mas no lugar de lhe pagar uma consultoria, ele simplesmente irá fingir se tratar de um trabalho direcionado a você.

Ou seja, você estará perdendo muito tempo para nada.

Dicas para lidar com um cliente do tipo PESCADOR

A principal característica de um cliente Pescador é que ele não tem a intenção de comprar. Caso, perceba que o cliente não sabe muito bem o que quer,

  • A – Antecipe-se e faça perguntas sobre o porquê de vocês estarem reunidos.
  • B – Ouça-o com atenção. Perguntas do tipo “Gostaria que eu enviasse um briefing com Perguntas e Respostas pra você?” economizarão seu tempo, caso você sinta que o cliente em questão não sabe bem o que quer.

Muitos estúdios e produtoras, principalmente no início, gastam muito esforço tentando fisgar os clientes certos. Qualificar seus clientes é a chave para evitar isso. Como eu disse antes, não tenha medo de fazer perguntas antecipadas sobre o que o cliente em potencial precisa. Ofereça-se para enviar a eles um modelo de Briefing ou instruí-los de outras maneiras que não esgotarão seu tempo e energia.

Saia o mais rápido que puder de uma reunião com clientes deste tipo.

2 – O Cliente SUB-CHEFE (SQUARE PEGGER)

Ao contrário do Fisher, o Square Pegger tem um trabalho real em jogo. No entanto, isso não significa necessariamente que ele será mais fácil de lidar. Veja o que você precisa saber para identificar e conquistar esse tipo de cliente.

O Square Pegger é um cliente que não é o tomador de decisão final, mas ele é responsável ​​por indicá-lo para o chefe. Devido a isso, o seu trabalho e o dele estarão na reta, ou seja, ele terá de prestar contas do trabalho final ao chefe. Por isso, ele fará muitas perguntas incomuns durante uma reunião; ele irá querer lhe conhecer ao máximo.

Outro sinal claro de um Square Pegger é que eles precisam de exemplos específicos do que estão procurando. Então, caso o Job em questão seja sobre animação para um projeto de UX Design, se você nunca trabalhou em um projeto do tipo, provavelmente ele não trabalhará com você. O SUB- CHEFE quer ver exatamente o que está comprando desde o início.

Dicas para lidar com um cliente do tipo Square Pegger

  • A – Uma das piores coisas para se fazer com um Pegger Square é enviar uma grande proposta para o mesmo. Pois, ele cobrará parágrafo por parágrafo desta proposta inicial . Certifique-se de editar sua proposta para que seja sucinta.
  • B – Outra coisa a ter em mente com esse tipo de cliente é que ele não são o tomador de decisão final. Por isso, certifique-se do tipo de parceiro que ele está procurando.
  • C -Antes de um Square Pegger fechar o negócio contigo, ele terá de mostrar sua proposta para outros colegas de trabalho. Por isso, capriche bem na proposta final, pois existirão outros crivos analisando seu trabalho.

3 – O Cliente CONSCIENTE DO CUSTO (Cost Conscious Clients)

Um Cliente Consciente dos Custos de qualquer produção, é um profissional que sabe exatamente o que você tem a oferecer. Na maior parte das vezes, eles te tratarão como se fosse mais um no mercado. Se outra pessoa estiver cobrando um determinado preço pelo que você faz, este cliente espera o mesmo preço de você.

Uma das forças motrizes por trás de como este cliente toma decisões é a experiência passada. Muitas vezes, esses clientes já erraram demais, contrataram serviços caros, ineficientes e de baixa qualidade . Isso os torna excessivamente cautelosos quanto ao escopo e ao orçamento do projeto.

Dicas para lidar com um cliente do tipo CONSCIENTE DO CUSTO

  • A – Algumas pessoas com este perfil, serão prepotentes com você, por isso, mostre-se confiante quanto ao seu trabalho e seu preço final. Este tipo de cliente tentará ao máximo igualar seu trabalho ao de outros profissionais, por isso defenda seu talento e jogue duro.

4 – O Cliente PERFEITO (Perfect Client)

Não deixe esse cliente ir embora.

Com certeza, este é o cliente com o qual você quer trabalhar! Este perfil, já está familiarizado com o processo de produção e estará pronto para começar imediatamente. Eles valorizam suas habilidades e respeitam o que você faz.

Muitas vezes, isso ocorre porque eles tentaram uma opção mais barata e descobriram da maneira mais difícil que você realmente “vale o que ele lhe paga”.

Enfim, o cliente perfeito é alguém com quem você sonha em trabalhar. Eles mostram respeito pelo que você faz e é fácil conversar com este tipo de cliente, pois eles entendem tudo.

Dicas para lidar com um cliente do tipo PERFEITO

  • A – Faça de tudo para que ele nunca vá para a concorrência!!

(Este artigo é uma adapatação do original via blog do the futur:  MEETING A CLIENT FOR THE FIRST TIME: 4 PROFILES TO IDENTIFY)

Comentários

comments