Passe mais tempo no Briefing!

Sabemos que briefing é aquele momento onde você irá trocar ideias com o cliente. É um dos momentos mais importantes da negociação. Tanto que é só DEPOIS do briefing que você vai gerar um orçamento e um cronograma com base em inúmeras análises que você irá levantar nessa conversa. Por isso, ele precisa ser muito bem detalhado, para que orçamentos errados não sejam considerados.

No entanto, é comum que esse seja um momento muito subestimado dando a sensação que, se não for resolvido rápido, o cliente ficará impaciente. Acontece que muitas das vezes, o cliente não sabe nem o que seja briefing, afinal, ele pode não ser da nossa área, sendo da nossa responsabilidade explicar e dar exemplos quando necessário. Nós somos os profissionais e temos que agir como tal.

No final, o briefing será um ¨documento¨ com todas as informações pertinentes para a conclusão do projeto. Dessa forma, é uma etapa onde serão feitas muitas perguntas aos clientes. Qual a ideia geral? Qual a duração do vídeo? Qual o prazo? Quais serão os assets? O arquivo final será incluso? Ele poderá ser arquivado em seu Google Drive para consultas futuras.

Seguindo esse assunto, indico demais a Live TUDO SOBRE BRIEFING que foi feita no Manual do Freelancer onde o Dhyan e Ester definem e dão exemplos da importância de se fazer briefing.

Outra coisa comum é o cliente passar um prazo menor do que você acredita que consiga terminar. Neste caso, você teria que ser transparente e negociar seu prazo. Ao contrário, poderá passar finais de semana ou fazer horas extras não remuneradas para alcançar o prazo impossível.
Ex: “O cliente diz que o prazo é daqui a 10 dias. Mas você acha que passará 15 dias no projeto.” Isso terá que ser dito nessa etapa. Então, o cliente terá que aceitar seu tempo ou negociar simplificações para que o projeto seja feito em 10 dias de fato. Cuidado com prazos fantasmas.

Anote tudo e posteriormente envie um e-mail com o documento ao cliente confirmando tudo o que foi dito. Isso diminui as chances de alterações ou “inclusões” posteriores. Com esse e-mail sendo confirmado, podemos nos resguardar caso o cliente queira modificar algo do que foi acordado ou incluir coisas que não foram orçadas.

Algumas perguntas que servem para investigação do projeto:

  • Qual o objetivo do projeto?
  • Qual público ele busca atingir?
  • Onde ele vai ser vinculado? Tv, instagram, cinema?
  • Quanto tempo de vídeo?
  • Quais as dimensões, frame rate e especificações do projeto?
  • Algum design precisa ser criado?
  • Qual o prazo?
  • Há algum design, cores ou estética que precisamos respeitar?
  • O cliente irá fornecer algum asset?
  • Qual será a estética? Colagem? Frame a frame? Terá personagem, rig?
  • Existe alguma referência visual? (Caso não, pergunte se pode sugerir referencias pessoais ou fazer um moodboard)

É de nossa responsabilidade estimar um cronograma com base no briefing, portanto, depois de tudo definido e acordado, é importante enviar uma estimativa de tempo em que nós, designers e animadores, gastaremos em cada etapa e quais etapas estarão presentes no projeto e apresentar ao cliente. O cronograma será importante para tanto você quanto o cliente saibam que o projeto está caminhando dentro do limite. No início da carreira, é importante cronometrar e anotar o tempo em que passamos em cada etapa do projeto, pois depois teremos mais confiança e certeza na hora de definir o tempo gasto em nossos trabalhos.

Para terminar o assunto, outra coisa que pode surgir do Briefing é o Contrato. Mas acho desnecessário escrever sobre pois a Live TUDO SOBRE CONTRATOS E ORÇAMENTOS, também do manual do freelancer, comenta tudo de importante sobre esse assunto. Então fica de dever de casa assistir as duas lives recomendadas nesse artigo e organizar um arquivo no Drive de check list de perguntas para se fazer nos próximos jobs 🙂 Assim a gente não esquece de perguntar tudo de importante.

Nos vemos no próximo artigo e qualquer duvida ou sugestão, podem entrar em contato comigo pelo meu instagram: @bonne_art

Comentários

comments