Quem nunca se viu preso em um labirinto de indecisões? Atolados em meio a inércia não conseguimos dar aquele passo inicial tão decisivo e desencadeador de inúmeras ações que nos levam aos nossos objetivos. Esta sensação de total desespero muitas vezes acontece pela simples falta de planejamento.

Todas as áreas da vida pedem por planejamento, pode parecer bem óbvia esta afirmação, porém nem todos conseguem se planejar, ou por não saber como fazer ou por falta de disciplina, mas como podemos aprender a planejar?

Segundo o dicionário, planejamento é organizar plano ou roteiro, esta definição já nos ajuda a ver a luz no fim do túnel.

Um passo de cada vez

A primeira coisa que devemos fazer é definir pontos de início, meio e fim, é preciso saber como começaremos e como e quando terminaremos, anotar estes pontos e etapas fazem com que tenhamos em mãos algo para nos guiar, desta forma já saberemos quais passos tomar e em que etapa do processo nos encontramos. É importante também que estes pontos sejam coerentes com a realidade e o tempo, não adianta, por exemplo, você criar um planejamento focando em tornar-se um profissional que atende clientes estrangeiros se você não sabe se comunicar minimamente em outra língua, ou se você pretende alcançar isso em 6 meses, sendo que você só começou a estudar o idioma hoje. Crie seus pontos de acordo com o que você pode fazer hoje e nunca queira dar o passo maior do que a perna, isto só leva a frustração.

Onde anotar

Apesar de termos smartphones e aplicativos diversos, eu particularmente gosto da dupla quadro branco e post it, pois eu deixo eles sempre a vista no meu ambiente de trabalho. Em um aplicativo nem sempre temos as informações o tempo todo a vista, e com estes recursos “analógicos” o que você precisa fazer fica literalmente na sua cara, fora que o ato de escrever ajuda a reforçar a memória.

O que e quando

Cada ponto do planejamento deve ser guiado pelo “o que” e “quando”, o que fazer e quando começar e finalizar. Estes ciclos devem ser respeitados para que possamos dar inicio aos próximos passos. Dentro de um planejamento nunca devemos pular etapas ou apressar o processo, mas por outro lado devemos ter a devida flexibilidade e liberdade para mudar os planos de acordo com as circunstâncias. Planos não devem ser talhados em pedra e sim “escritos a lápis” para podermos sempre apagar e escrever de novo.

Planejar é preciso

Planejar é de certa forma ter o controle das coisas na medida do possível, é o caminho para alcançarmos os nossos objetivos. Estudos, vida financeira e pessoal giram em torno do planejamento. Planejar não diminui as incertezas, mas define os passos que damos rumo ao sucesso.

Que neste novo ano possamos planejar mais e assim realizar os nossos sonhos!

Fonte da imagem Freepik

Comentários

comments