fbpx

Por Que Motion Designers Deveriam Considerar O Blender 2.8

[Este artigo é uma tradução livre do original Why Motion Designers Should Be Considering Blender 2.8, do blog MoGraph Mentor, por Michael Jones]

Eu amo o Cinema 4d. É fácil de usar e extremamente estável. A Maxon merece um crédito tremendo por criar um software 3D verdadeiramente excelente, que se tornou o padrão do setor para motion designers em todo o mundo. O MoGraph Module ainda é um conjunto incomparável de recursos para motion 3D (fora as abordagens processuais mais complexas, como Houdini). Tenho poucas queixas sobre o Cinema 4d.

Vamos examinar 5 razões pelas quais os motion designers deveriam considerar o Blender como uma ferramenta 3D em seu fluxo de trabalho.

1. É grátis!

Embora todos os outros softwares 3D de última geração sejam, compreensivelmente, um investimento sério, o Blender permanece sozinho no preço. Não há barreira à entrada para quem não pode pagar pelo Maya, C4D ou 3DS Max.

Isso tornou o Blender o software 3D mais baixado no mundo. Artistas e animadores de todo o mundo puderam experimentar e criar, GRATUITAMENTE! Isso é grande para jovens artistas, especialmente fora dos EUA e da Europa.

No MoGraph Mentor, quase 50% do nosso corpo discente está fora dos EUA. Em lugares como Egito, Brasil ou Ucrânia, a capacidade de superar o custo do software é muito importante! Especialmente quando a moeda de um país específico pode ser desvalorizada em relação ao dólar americano, o custo do software pode se tornar um obstáculo impossível. O Blender ser GRATUITO é um grande negócio para muitos, muitos artistas.

2. A tecnologia é impressionante (renderizador em tempo real EEVEE, Ai-Denoising)

O Blender 2.8 saiu recentemente e as análises são positivas.

Um novo mecanismo de renderização em tempo real chamado EEVEE está embutido no programa. Isso permite que você navegue pela cena com luzes e texturas completas ativadas. Além disso, isso não requer uma placa GPU Nvidia especial para ser executada. Eu posso executá-lo no meu iMac e Macbook pro.

Os tempos de renderização são um grande obstáculo para criar trabalhos detalhados no prazo e os novos processos de denoising baseados em IA no Blender estão parecendo uma inovação impressionante. Essencialmente, você cria um noisy render pass e, em seguida, executa um denoiser acionado por IA para produzir a imagem final. A diferença entre uma renderização totalmente perfeita e uma renderização “denoizada” é mínima em qualidade visual, mas os tempos de renderização são reduzidos drasticamente.

Confira este vídeo da Remington sobre os novos recursos do Blender 2.8 para obter uma visão geral completa.

3. A base de instalação é enorme e traz benefícios reais.

Por ser o software 3D mais baixado no mundo, a base de suporte é enorme . Existe uma curva de aprendizado, como em qualquer software, mas os tutoriais do Blender são abundantes.

Fóruns de usuários do blender estão por toda parte. Os assets compatíveis com o Blender estão em toda parte. Cursos acessíveis para o Blender estão por toda parte.

Uma grande base de usuários cria uma estrutura de suporte para quem procura aprender e criar.

4. Criação e rigging avançados de personagens.

O Autodesk Maya é o padrão no trabalho de personagens em 3D, mas o Blender está logo atrás. O tipo mais comum de trabalho do Blender (que eu vejo pelo menos) é o trabalho orientado a personagens. Isso ocorre porque o Blender possui ferramentas avançadas de rigging e animação que são poderosas e fáceis de usar.

Novamente, se você não pode se comprometer com o Maya (financeiramente ou os personagens são apenas uma pequena parte do seu fluxo de trabalho), o Blender é uma escolha forte aqui. A mistura de conceitos de shape estão presentes no Blender e facilitam muito a animação avançada.

5. Grease Pencil e 2D drawing diretamente no Blender.

Um recurso que os artistas estão encontrando maneiras criativas de usar é o grease pencil e o 2D drawing. Isso inclui um conjunto inteiro de brushes que você pode usar para desenhar sobre a parte da sua cena 3d.

Remington já mostrou maneiras criativas de criar animações 2D por cima de seu trabalho em 3D com este conjunto de recursos.

Conclusão

Como o Blender 2.8 é gratuito, você provavelmente deve baixá-lo e explorá-lo um pouco. Se você começar a gostar o suficiente, poderá substituir o Cinema 4d em certos tipos de trabalhos em 3D. A tecnologia é realmente impressionante e ter um renderizador em tempo real, GRATUITAMENTE, é uma loucura. O Blender é um software verdadeiramente único e que os motion designers podem usar cada vez mais nos próximos anos.

Comentários

comments