Portfólio: aparências importam

Nos últimos dias o assunto Portfólio está em alta aqui no Layer e também foi muito falado do assunto na live 03 do Manual do Freelancer, chamada “A arte de um bom Portfólio”.

Existem inúmeras dúvidas e questionamentos que surgem na hora de se montar o portfólio, assim como o fato de que vários aspectos devem ser considerados. Tenha em mente que montá-lo com sabedoria e da maneira certa, atrairá os trabalhos comerciais que você almeja fazer.

Plataformas

Primeiramente deve ser pensado em que plataforma você hospedará seu Portfólio. Existem várias opções e no mercado de Motion Design as mais conhecidas são: Adobe Portfólio, Wix, Behance, Vimeo, Dibbble e Instagram. Eu particularmente penso que o melhor lugar para se fazer um portfólio é no formato de site e a plataforma que eu recomendo é o Adobe Portfólio, pois essa plataforma te possibilita escolher um layout base, modificá-lo e deixar com o design que preferir, ou seja, desde o visual você já emprega o seu gosto e estilo. Outra vantagem é que se você assina a Creative Cloud da Adobe, automaticamente tem direito a criar o seu site sem nenhuma cobrança a mais por isso, e levando em conta que se você for criar um site do zero, terá custos com webdesign e também para hospedá-lo em uma plataforma; nesse aspecto o Adobe Portfólio se torna mais vantajoso, pois é possível manipular seu layout de forma prática e intuitiva. E se você quiser um domínio personalizado com seu nome (fulanodetal.com) basta adquirir em um site específico para isso – recomendo o NameCheap para domínios internacionais e o Registro.br para domínio brasileiro -.

Apesar do Behance ser uma plataforma muito usada e interessante, por ser um tipo de “rede social” de portfólios onde outras pessoas podem seguir sua página, curtir e comentar nos seus projetos e isso pulverizar na timeline de outras pessoas da rede, não é tão interessante se você trabalha com mais de uma área, como ilustração e motion por exemplo, pois não é possível separar por categorias, tudo fica misturado na mesma página e pra um recrutador pode não ser positivo ter que ficar “caçando” os jobs da área de interesse no portfólio.

Algumas pessoas ainda insistem que Instagram é um bom lugar para publicar trabalhos de forma profissional, e quando digo profissional é usar como portfólio mesmo, o que no caso não acho uma boa e vou explicar isso um pouco mais adiante. O Instagram é sim um lugar interessante para se estar profissionalmente porém com uma intenção diferente, deve ser visto como uma boa plataforma para divulgar o seu trabalho, fazer networking, mostrar que você está ativo, publicar de forma livre testes, estudos e projetos pessoais, conhecer outros motion designers que você admirae divulgá-los, pode até mesmo ser usado como um lugar para se buscar referências. Mas por conta de toda essa “liberdade”, impessoalidade e quantidade e diversidade de conteúdos que se publica, não é o melhor lugar pra se usar como portfólio. Isso não quer dizer que contatos profissionais não possam chegar através do Instagram, afinal é um lugar de divulgação, mas no seu portfólio só deve haver o que você tem de melhor.

O que realmente importa

Quando você for efetivamente montar o seu portfólio, pense que aparências e design importam e muito! No caso de um site – que inclusive te faz parecer mais profissional -, ele deve ser o mais claro e intuitivo possível, é a hora de ideias mirabolantes e grandes inovações serem postas um pouco de lado. O layout deve ser pensado considerando que muitas vezes (e na maioria delas) o cliente vai olhar seu portfólio com certa pressa, por isso quanto mais você “facilitar” o trabalho, melhor.

Faça um menu bem dividido no estilo: Work | About | Contact. Na página “Work” adicione “subpáginas” com seus jobs, onde você colocará seu projeto, uma breve descrição do que se trata e, se possível, um pouco sobre o processo de criação; é sempre interessante para outros artistas e clientes (principalmente se forem estúdios e produtoras) verem um pouco do seu workflow. Caso você, por exemplo, faça Motion Design e também Ilustração, divida esse material em duas páginas distintas, para que não fique tudo misturado e o cliente possa acessar com mais facilidade o serviço que está buscando. Nesse caso, lá no menu do seu site, ao invés de ter somente “Work”, você pode adicionar uma página para Animação e uma outra para Ilustração. Crie uma página “About ou Sobre Mim” e conte um pouco sobre sua experiência profissional e habilidades; e por fim uma página de contato com seu e-mail, telefone comercial e (se for o caso) se a plataforma permitir, uma ferramenta de envio de mensagens diretamente do seu site. Aposte também em thumbnails animadas em .gif ao invés de capas estáticas, pois assim se torna possível ter uma breve ideia do que se tratam seus projetos sem necessariamente ter de clicar em cada um deles. E não menos importante, tenha no site botões com suas principais redes sociais.

Além do layout intuitivo, outra coisa fundamental é que você filtre e selecione para o seu portfólio somente o que você tem de melhor para mostrar, não precisa ter TUDO que você já fez na carreira, e coloque apenas projetos (sejam autorais ou comerciais) que você quer fazer novamente. Ou seja, se eu não quero trabalhar com 3D, não devo manter nada dessa categoria no meu site, mesmo que eu tenha achado bonito um estudo ou projeto que eu tenha feito. Não faz muito sentido você ter no portfólio projetos em estilos que você não curte tanto fazer, somente para “ter volume”; quantidade nesse caso é irrelevante. Partindo desse ponto de vista, caso você não tenha muitos (ou nenhum) projetos comerciais para publicar, essa é a hora de apostar em projetos autorais e criá-los pensando no que você quer fazer de forma comercial, assim esse material atrairá clientes interessados nesses estilos.

Deixo aqui como recomendação um artigo escrito pelo Gui Jorge, intitulado “Você precisa mesmo de um site?“, onde ele fala um pouco mais do porquê apostar em um site para montar o portfólio pode ser mais atrativo. E o site portfólio do Supernova Duo, que montamos pensando em deixá-lo bem intuitivo e direto.

Artes de capa e corpo do texto são styleframes de animação do Igor Lopes (outro site portfólio que vale dar um confere).

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