fbpx

Quais os benefícios de criar algo todos os dias?

Este artigo é uma tradução livre do texto de Sarah Healy, disponível no Medium. Sarah possui um “everyday project” que posta no Instagram @marlastic.

“Fazer algo do começo ao fim todos os dias, não apenas te ajuda a perder o medo de começar projetos, mas também elimina o medo de terminá-los” – explica Beeple

Beeple, também conhecido como Mike Winkleman, é um designer americano que está criando artes incríveis todos os dias por impressionantes dez anos. Se tratando de projetos pessoais, ele definitivamente é o maior em termos de longevidade e consistência.

Para mim, isso é tão deprimente quanto inspirador.

Acredito que esta é a sensação que a maioria dos profissionais criativos têm sobre isso.

Deprimente por revelar o abismo que existe entre o nível que eu estou hoje e o nível que quero alcançar. Isto pode me fazer chorar em posição fetal no meu quarto.

Inspirador porque isso revela o quanto eu posso melhorar se dedicar um tempo todos os dias para enfrentar o medo da tela em branco.

Prefiro enxergar da segunda maneira.

Na verdade, eu já embarquei em projetos diários antes. Falhei em alguns deles. Outros tinham uma data final e, portanto, eram alcançáveis.

A ideia de criar algo todos os dias, para sempre, de forma consistente é assustadora.

Depois de refletir sobre os projetos diários que já fiz ou tentei fazer, encontrei duas maneiras-chave de não falhar ou desistir.

Humanos falham, sistemas não

Nós, humanos, somos seres muito emotivos e por isso não podemos confiar que estaremos consistentemente motivados ou inspirados.

E é por isso que criar um sistema seria útil.

Quando comecei o meu primeiro projeto diário, fui muito ambiciosa. Com referência ao trabalho de outras pessoas, eu tentei imitar o que eu via. Assistia tutoriais, criava composições e renderizava em softwares 3D que eu ainda não dominava totalmente. Isso facilmente consumia metade do meu dia.

Este não era um modelo sustentável para criações consistentes diárias.

Foi aí que o desenvolvimento de um sistema se fez importante:

  • Eu comecei pensando pequeno.
  • Criei um template no começo do projeto. Pra não ter que criar uma cena nova a cada dia, eu foco em criar uma composição interessante dentro deste template já estabelecido. Esta solução foi inspirada por Vasjen Katro, que tem criado um poster por dia a três anos usando um template.
  • Tendo uma estrutura no começo do projeto agiliza seu processo e workflow. Especialmente no começo, tudo demora um pouco mais até que você ganhe velocidade.

Uma estrutura ou sistema te ajuda a criar um ambiente mais favorável para que o projeto seja sucedido.

Eu não tinha um objetivo claro

Muitos dos meus projetos pessoais me deixaram estressada.

Existem tutoriais demais pela internet. Só o esforço de escolher um já faz seu cérebro derreter.

Eu percebi que estava estressada porque não tinha clareza do meu objetivo e em qual área eu queria de evoluir.

Quando eu começava a fazer um novo projeto pessoal, eu começava também a sentir este estresse familiar me atormentando.

Eu dei um passo atrás e comecei a analisar meu trabalho. Ele tinha a tendência de ser flat, por causa do meu background em design. Então eu decidi focar em criar uma composição cinematográfica que tivesse profundidade.

Isso fez com que cada projeto fosse empolgante.

Claro que na maioria dos dias eu não estou afim de sentar por duas horas extras para trabalhar. Mas, uma vez que eu começo e fico envolvida no processo, eu posso ficar até mais tempo para conseguir chegar no resultado que eu espero.

Alguns dias eu não chego no resultado esperado, mas eu posto mesmo assim.

Pretendo continuar postando todos os dias. Vamos ver o quão longe eu consigo chegar! Você pode acompanhar meu projeto aqui.

Comentários

comments