QUANDO SE TORNAR FREELANCER?

Há um momento ou situação ideal para se tornar um freelancer? Muitos podem achar que é indispensável ter uma vasta experiência técnica e de mercado para se tornar um freelancer, mas, na atualidade, nada impede que um iniciante comece como um e obtenha bons resultados.

Freelancer nos dias de hoje

Um freelancer, em teoria, seria o profissional que tem muita experiência na área e que sabe resolver o problema. Porém, essa é a definição que seria ideal para estúdios, produtoras e agências que precisam contratar alguém para exercer uma função em um projeto que ninguém da staff sabe desempenhar, ou simplesmente não é da alçada deles. Hoje em dia, no entanto, muitos iniciantes começam no motion como freelancers e conseguem se sair muito bem nisso. O freelancer está deixando de ser aquele cara que resolve tudo e está virando simplesmente o profissional que trabalha pra si mesmo, independente do nível que tem que carreira. O que é legal, pois é mais oportunidade para a galera que quer pegar um cliente direto sem depender de intermediadores.

Gerar uma oportunidade ou esperar por uma?

Uma coisa pode gerar outra, mas nada irá acontecer se você ficar parado. Por exemplo, se você estiver fazendo projetos pessoais e postando nas suas redes sociais, de certa forma você está gerando oportunidades por estar sendo visualizado por outros profissionais da área e clientes em potencial, sem necessariamente estar fazendo contato direto procurando por uma oportunidade. No geral, quem vê as postagens dos seus projetos são outros profissionais da comunidade de motion, e não os clientes diretos. O cliente direto geralmente só chega até o seu portfólio através da indicação de alguém ou por você tê-lo enviado diretamente para ele. Na maioria das vezes, o cliente não tem tempo de ficar garimpando as redes sociais a procura de um profissional. Porém, os clientes em potencial podem ser os próprios profissionais da área que podem fazer indicações ou repassar os freelas que eles não têm disponibilidade de pegar ou simplesmente não querem pegar. Então, mesmo que você não goste de redes sociais, é muito importante estar ativo nelas para gerar essas oportunidades de trabalho.

Para saber sobre isso, confira essa live do Manual do Freelancer que é bem completa sobre esse tema: FREELANCER NAS REDES SOCIAIS.

Sobre objetividade e estabelecer metas

É preciso ter objetividade e trabalhar em uma certa direção, ou seja, ter algum propósito nas suas ações, e não ficar apenas flutuando no ar. Não é ter um projeto de vida necessariamente, mas sim estabelecer suas metas e trabalhar para alcançá-las. Muitos profissionais optam pela vida de freelancer quando começam a surgir várias demandas de projetos interessantes e se veem obrigados a recusá-los por conta do trabalho fixo que já toma todo o seu tempo. Mas, claro, há diversos outros motivos, inclusive mais pessoais como, por exemplo, alguém que não gosta de morar em uma cidade grande (que pode ser um requisito para atuar em um trabalho fixo, pois é onde estão mais concentrados os estúdios, agências e produtoras) e gostaria da flexibilidade que um freelancer tem de trabalhar onde bem entender, ou simplesmente por se sentir estagnado com projetos repetitivos que não são interessantes ou desafiadores o suficiente para ampliar suas técnicas e conhecimentos. Seja qual for o motivo, é importante estabelecer suas metas e começar aos poucos a tentar cumpri-las, e não simplesmente chutar o balde achando que essa é a solução para todos os seus problemas, pois isso pode ser um tanto perigoso.

A experiência gera autonomia

A diferença de um profissional trabalhando como fixo e de um iniciante que já quer começar como freelancer é que o profissional fixo tem mais experiência, tanto de mercado quanto técnica, e também mais contatos. A experiência de mercado acaba te blindando de muitos problemas e dores de cabeça sendo um freelancer. Como um iniciante não tem essa noção de mercado, pode ser que ele entre em muitas furadas por conta disso. Falta de informação, falta de experiência, além da ânsia de pegar um trabalho sem ainda saber dizer não. Então, tendo experiência você sabe a roubada que você está entrando ou não, e um iniciante pode achar que essa roubada é uma boa oportunidade.

Qualquer um pode se tornar freelancer, mas ter mais experiência quer dizer também ter mais consciência e ser mais autônomo. Inclusive, essa experiência faz com que você consiga bater de frente com o cliente quando necessário, para defender com unhas e dentes o seu trabalho. Isso um iniciante não faz, porque ele acha que está a mercê do cliente, e isso não é verdade. O prazo não é do cliente, o prazo é seu porque o cliente paga pelo seu tempo. Se o prazo acabar, o cliente deve pagar por mais tempo que você precisará dispor a ele, e não o contrário, e a consciência disso só veem com o tempo e experiência. O prazo só é do cliente quando a culpa pelo atraso é sua, ou seja, se você não conseguiu executar aquilo que foi combinado.

Se você quiser saber mais sobre como se tornar um freelancer em tempo integral, confira essas lives do Manual do Freelancer que foram divididas em três partes: TORNANDO-SE FREELANCER FULL TIME; TORNANDO-SE FREELANCER FULL TIME – PARTE II; TORNANDO-SE FREELANCER FULL TIME – PARTE III.


Este artigo é um resumo do que foi abordado na live QUANDO SE TORNAR FREELANCER?, episódio 68 do Mograph News.

O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros da bancada são: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Anderson AlvesDestropierFilipe CaldasGê CostaLouise Bonne e Pola Lucas.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. Contamos com a sua presença na próxima live do Mograph News, na quarta-feira às 16h.


Comentários

comments