fbpx

Resoluções para 2020

Ano passado escrevi este artigo sobre resoluções para o ano de 2019. Seguindo a tradição, vamos aos meus planos para 2020 que são, na verdade, conselhos que eu daria para qualquer profissional de áreas criativas.

Nenhuma destas promessas tem ligação direta com a carreira de animador ou motion designer. São conselhos que vão além da profissão mas que podem impactar diretamente seus resultados e a sua produtividade.

Deixar o celular de lado

Essa é um dos meus maiores desafios atualmente e, portanto, um dos meus maiores objetivos.

Nos últimos meses do ano, comecei a acompanhar os dados do meu screen time, ou seja, o tempo que eu passava olhando para a tela do meu celular durante o dia. A assustadora média de 4 horas diárias me surpreendeu.

É claro que em alguns momentos estamos trabalhando com o celular, ou seja, respondendo e-mails, procurando referências ou até conversando com clientes pelo WhatsApp. Mas é preciso admitir que esta é a menor parte do tempo.

Na maior parte estou desatento em scrolls infinitos e assistindo bobagens nas redes sociais. Discussões em grupos em aplicativos de mensagem podem ser um perigo para sua produtividade. É necessário deixar o celular de lado! E essa é uma missão mais difícil do que parece.

Para começar a minha desintoxicação “smartphonica”, me propus a não deixar mais que o aparelho seja a primeira coisa que eu veja ao acordar e a última antes de dormir. Espero que isso me ajude a diminuir aquele “costume” que o corpo tem de checar notificações o tempo todo.

Meu objetivo é diminuir significativamente o tempo de tela logo nos primeiros meses do ano. Vamos ver se dou conta!

Estudar inglês

Se você ainda não tem um domínio satisfatório de inglês, deveria parar tudo que está fazendo e começar a estudar agora! Lembrando que um domínio satisfatório não é falar como um lorde britânico. É importante que você consiga entender e expressar suas ideias no idioma, mesmo que com alguns erros de gramática.

O inglês é uma ferramenta fundamental para alcançar patamares elevados em qualquer carreira e é especialmente importante para uma profissão criativa na qual as barreiras geográficas, com o uso da internet, praticamente não existem.

Todos sabemos que motion é uma área em que você precisa estar estudando constantemente. Softwares, ferramentas e técnicas. O universo de coisas para aprender é vasto. Mesmo assim, eu colocaria o estudo de uma segunda a língua no primeiro grau de importância.

Andei conversando com um amigo que é um ótimo motion designer 3D e que, de fato, já perdeu oportunidades muito boas por não falar inglês. Ele se queixa de não ter tempo para estudar, já que tem outras coisas de motion para aprender. Meu conselho é que estas prioridades deveriam ser revistas.

Costumo dizer que aprender inglês é fácil, mas demora muito tempo. O problema é que você precisa estudar todo santo dia. Podem ser 15 minutos por dia, mas precisa ser todo dia. E também não precisa gastar muito. Existem ótimos materiais gratuitos online. O que não pode é haver desculpas.

Cobrar melhor

Este conselho seria o mesmo se eu usasse como título “valorize mais o seu trabalho”. Afinal, se você não se valorizar os clientes não te valorizarão também.

Cobrar valores justos é a forma mais correta de recompensar seu próprio esforço para adquirir o conhecimento que você possui hoje. Além disso, cobrar mal pode ser uma bola de neve. Preços baixos atraem clientes ruins e pode ser difícil reverter este processo.

Este é um assunto bem amplo que eu tratei com bastante detalhes no último artigo do ano de 2019, que postei semana passada. Todos deveriam ler, mesmo que seja para discordar nos comentários.

Investir seu dinheiro

Em 2019 comecei a estudar um pouco sobre investimentos. É um assunto que, a princípio, parece assustador e, é claro, já temos um milhão de coisas para estudar. Não há tempo para aprender mais uma.

A questão é que este é um assunto em alta atualmente e existem dezenas de corretoras de investimento que não são burocráticas e tornam o processo de investir bastante simples. São também milhares de vídeos no YouTube que falam do assunto de uma forma super mastigada de forma que qualquer leigo possa entender.

A verdade é que a grande maioria dos brasileiros insistem em deixar seu dinheiro na poupança. Culturalmente fomos formados assim. Mas a verdade é que existem investimentos tão seguros quanto a poupança e que rendem significativamente mais, como a compra de títulos do governo, por exemplo.

Minha intenção não é falar sobre investimentos no Layer Lemonade, mas é encorajá-lo a dar uma pequena pesquisada sobre e, quem sabe, começar a guardar o dinheirinho que sobra no fim do mês de uma forma mais inteligente.

O legal de investir é que você começa a ver o seu dinheiro de uma outra forma e entender que não só você pode trabalhar pelo dinheiro, mas ele também pode trabalhar por você.

Não entre nessa com a intenção de ficar rico. Provavelmente não vai acontecer. Mas certamente vai conseguir fazer sua grana valer um pouco mais.

Leia mais

Todo mundo deveria estar sempre lendo algum livro. E eu recomendo, inclusive, ler coisas que não dão relacionados à área.

A leitura acaba sendo um momento meditativo da sua rotina corrida. Um bom livro te fazer voltar a atenção para coisas fora do trabalho e, assim, ajuda sua mente a descansar.

Além disso, ler traz conhecimento, melhora sua capacidade argumentativa e te torna mais criativo. A criatividade é fruto da combinação de muitas referências e poucas coisas te adiciona mais repertório que uma boa leitura.

Nós, do Layer Lemonade, desejamos a todos vocês que nos acompanham um ótimo 2020 e que seja um ano, acima de tudo, de muita evolução! Contem com a gente!

-A capa deste artigo é da animação de Tsuriel (@tsurieldesign).

Comentários

comments