Respire-se e inspire-se

Muitas vezes em nossa jornada artística passamos por fases de profundo desanimo e apatia criativa, procuramos aquela resposta para sair deste abismo e as vezes ficamos mais perdidos do que antes.

A yôga fala muito sobre a respiração consciente, de entender que algo que fazemos de forma tão automática, também é um ponto de conexão mais profunda com o nosso eu. Inúmeros pensadores e correntes filosóficas ao longo dos seculos acreditavam que a chave do conhecimento estava dentro de cada um, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Respire-se

Entenda como respirar-se o momento em que você percebe que tudo o que é necessário se encontra dentro de você, diferentemente do respirar, onde você traz de fora pra dentro, aqui o movimento é contrário, é de dentro para fora, mas de forma consciente.

Quando falamos de criatividade, sempre citamos as tais referências, sobre como apurar o olhar e tudo mais, mas na hora h parece que tudo sumiu, as ideias e as inspirações, sendo que tudo continua no mesmo lugar, continua dentro de você! Da mesma forma que aprendemos a respirar de forma consciente, devemos criar mecanismos para mergulharmos em nosso eu e assim extrair o que temos de melhor, que é a soma de toda a nossa vivência.

Inspire-se

A inspiração é fruto deste processo, não é uma iluminação espiritual ou um dom especial, é simplesmente o momento mágico onde conectamos todos os pontos e encontramos uma solução. Muitas vezes não conseguimos conexão devido aos inúmeros ruídos que nos cercam, sejam eles reais ou metafóricos. É preciso que tenhamos em nossas vidas momentos de silêncio e profunda reflexão, parar e se calar para se ouvir.

Desacelere

A vida cotidiana e o mundo do trabalho nos forçam a correr uma maratona desenfreada, quando percebemos começamos a entrar no piloto automático, fazendo com que aos poucos entremos em um processo de desanimo e apatia. Desacelerar é preciso, faça que este processo seja parte de sua rotina, se alongue, saia da frente do computador e vá contemplar a vida, se desconecte por alguns minutos do smartphone e viva a vida.

Seja consciente

Entenda suas limitações e aprenda ouvir o seu corpo, muitos dos nossos problemas criativos e pessoais surgem por extrapolarmos nossos limites, e extrapolamos os limites por não nos conhecermos. Trabalhar a consciência é trilhar o caminho do autoconhecimento, não é uma tarefa fácil, mas é necessária, então primeiramente respire-se e depois deixe acontecer.

Imagem Freepik

Comentários

comments