SAÚDE NA VIDA DE FREELANCER PARTE 2

Segue nesta segunda parte mais algumas dicas e sugestões para manter a sua saúde e qualidade de vida trabalhando com motion e animação como freelancer.

Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que se você tiver dúvidas ou tem algum problema de saúde agravado pelo ritmo do seu tipo de profissão, o ideal é buscar orientação médica com um profissional especialista nesse assunto.

Na primeira parte deste artigo, que você pode conferir neste link, foi falado sobre o que fazer para manter a saúde em dia no trabalho e sobre as consequências de negligenciar bons hábitos para se ter uma melhor qualidade de vida. Nesta segunda parte, os Supernova Duo (Dhyan Shanasa Ester Rossoni) responderam às perguntas feitas no chat ao vivo e pelo Instagram, dando mais algumas dicas sobre esse assunto.

Não trabalhe além do horário estipulado

Tudo bem fazer hora extra uma vez ou outra por conta de alguma questão emergencial, mas fazer disso um hábito é muito nocivo para a saúde. É comum que ocorra com alguns freelancers uma preocupação por sempre se manterem ativos com algum trabalho em andamento, e por conta disso há momentos em que o profissional aceita pegar vários projetos ao mesmo tempo e aceita propostas com prazos muito apertados. Já os profissionais que trabalham fixo podem querer tirar uma grana extra pegando freelas fora do horário de trabalho ou por se dedicarem aos estudos diariamente por várias horas após o expediente. Cuidado com o pensamento “se eu estou conseguindo entregar o trabalho, então tudo bem, pois está dando certo”! O problema disso é o acúmulo de estresse que vai te sobrecarregar deixando a sua saúde debilitada devido a falta de um descanso apropriado.

É normal que freelancers tenham algumas épocas de vacas magras, tendo momentos que não entra projeto algum. Mas ficar preocupado não resolve nada, o que tem que ser feito é se ocupar. Por isso é tão importante um bom planejamento financeiro e nunca deixar de prospectar clientes. É importante ter uma reserva de caixa para que nessas situações a preocupação não se torne desespero, daí você pode utilizar essa reserva financeira enquanto está prospectando clientes. Além do contato direto com os clientes em potencial é necessário estar nos lugares certos e ativo nas redes sociais, por exemplo em grupos em que profissionais da área indicam e repassam trabalhos. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, confira essa live do Manual do Freelancer que aborda esse tema de maneira indireta: CONTATO COM ESTÚDIOS.

Então, se organize para que você tenha um horário de trabalho definido, e não ultrapasse esse limite estabelecido. Além de uma boa noite de sono, sua saúde mental agradece se você dedicar um tempo para fazer qualquer outra coisa pro seu bem-estar que não tenha relação alguma com sua profissão. O hábito de fazer hora extra para trabalhar é sempre uma má ideia, mas para estudar é um bom investimento, a menos que você esteja se forçando a longas horas diárias após o expediente. Se você fizer isso depois de trabalhar o dia inteiro, você vai ficar saturado e não terá tempo para mais nada. Não tenha pressa para aprender e ficar bom no que faz se matando de estudar, pois se tornar um bom motion designer não é algo que acontece da noite para o dia. Esse é um processo lento que você vai adquirindo com o tempo, com experiência profissional e estudo constante. É necessário se educar para você não achar que essa afobação vai te fazer bom mais rápido, porque não vai.

Esse hábito de virar noites trabalhando pode estar relacionado também com uma má postura no momento do atendimento. Não tenha medo de conversar com o cliente para negociar o orçamento e o prazo. Você tem que se dar conta de que quando um cliente chega até você com uma proposta de um projeto, o que ele está pedindo não é fixo e final. Você tem o dever e a autoridade como prestador de serviço e profissional de renegociar. Você tem que ditar o modo que é mais viável para você e também para o próprio cliente, pois dificilmente um projeto terá uma boa qualidade final se for feito às pressas e por alguém que está fazendo hora extra sem um descanso apropriado.

Cuide da sua visão

Como trabalhar com motion e animação é preciso ficar constantemente em frente a uma tela de computador, é necessário ter um cuidado extra com os olhos. Isso sem falar nos momentos de lazer que, invariavelmente, você também fica em frente a uma tela de outro dispositivo na maior parte do tempo; seja utilizando o celular, ou jogando videogame, ou assistindo filmes e séries na TV, etc.. Estes aparelhos emitem a Luz Azul, raio ultravioleta que pode causar lesões permanentes no corpo humano. Essa luz azul nociva pode causar o aparecimento da Síndrome do Computador (CSV), que provoca olhos secos, irritações, coceiras e vermelhidão. Além dos danos na retina que, com o passar dos anos, causa Degeneração Macular. A luz azul afeta também o cristalino do olho, podendo causar doenças como a Catarata.

Além das pausas regulares necessárias para dar um descanso nos olhos, uma dica é usar um óculos com lentes Blue Filter. O Blue Filter é um tratamento antirreflexo aplicado às lentes oftálmicas que protege os olhos da luz azul, neutralizando-a e prevenindo de problemas relacionados ao uso de equipamentos eletrônicos. O Blue Filter faz uma grande diferença para evitar o desconforto e dores de cabeça no fim do dia e problemas mais sérios a longo prazo pelo uso intenso e prolongado de telas luminosas. Procure também trabalhar sempre em um ambiente bem iluminado, para que seu foco visual não fique concentrado totalmente na tela luminosa. Se possível, visite um oftalmologista e faça exames periodicamente. Se tratando de uma profissão que exige o uso prolongado do computador, o ideal é você fazer um exame a cada ano, ao menos.


Durante a live, foi reproduzido um áudio da Louise Bonne, animadora 2D freelancer do Rio de Janeiro, compartilhando um pouco do que ela faz para manter uma boa saúde no trabalho (para ouvi-la, pule o vídeo para o momento “31:36”): “Falando um pouco sobre a saúde no trabalho: eu entendo que existe a saúde física e a saúde mental, e eu queria falar um pouco sobre saúde mental também porque acabamos deixando isso um pouco de lado. Uma coisa que me pegou um pouco de surpresa quando eu comecei a fazer freela e viver como freelancer de fato foi o tanto de informações que temos que lidar todos os dias. Se você não consegue organizar essa informação pode acabar virando um caos, e a ansiedade acaba que prejudica nossa produtividade. Então, pra quem tá começando, acho que é bem legal procurar sobre métodos de organização no Youtube ou no Google. Acho que isso ajuda muito no nosso processo. E outra dica é maratonar as lives do Manual do Freelancer do Layer Lemonade. Tem muitas dicas boas sobre como lidar com o cliente. Às vezes simplesmente você definindo um horário de trabalho com o cliente pode te dar um pouco mais de paz e tornar o processo um pouco menos caótico. E falando um pouco sobre saúde física, pesquise um pouco sobre ergonomia no Google e no Youtube. Tem várias dicas de como você pode se portar em uma cadeira, apoiar os seus pés, e até mesmo o que você pode fazer pelos seus olhos. Quem trabalha à noite sabe como ficamos com os olhos cansados no final do expediente. Procure o que pode te ajudar. Às vezes você precisa comprar um óculos, às vezes precisa mudar a luminosidade do seu quarto ou do seu computador. O próprio Windows tem um recurso de deixar a luz um pouco mais avermelhada depois de um certo horário. Essas são algumas coisas que você pode descobrir pesquisando um pouco sobre ergonomia. Pesquise sobre essa palavra, pois ela vai ajudar bastante vocês na carreira de freelancer.”


Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “Você prefere trabalhar em qual período?” Com 219 votos, o resultado foi:

  • Diurno – 79%
  • Noturno – 13%
  • Madrugada– 5%
  • Dormir é para os fracos – 1%

Este artigo é um resumo do que foi abordado na live SAÚDE NA VIDA DE FREELANCER PARTE 02, episódio 27 do Manual do Freelancer.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments