SÓ PORTFÓLIO BASTA?

Na live do Manual do Freelancer da semana passada, o Dhyan Shanasa e a Ester Rossoni (os Supernova Duo) discutiram sobre se o portfólio é suficiente por si só, trazendo sugestões e respondendo algumas dúvidas da comunidade sobre esse tema. Segue um resumo do que rolou nesse papo:

O assunto portfólio já foi amplamente explanado aqui no Layer Lemonade, inclusive em lives passadas do Manual do Freelancer, como nos episódios Contato com Estúdios, A Arte de um Bom Portfólio, Portfólio Review, dentre outras. Antes de partir para o tema principal, segue abaixo uma rápida explicação sobre a importância do portfólio, pois mesmo que esse assunto possa parecer muito óbvio para quem já está há mais tempo na profissão, é importante elucidar quem está começando.


A IMPORTÂNCIA DO PORTFÓLIO

  • Mostra sua experiência técnica, tempo de profissão e mais: A função do portfólio, a priori, é mostrar a suas habilidades técnicas, e quais são elas. Ele também serve para mostrar o seu tempo de profissão e o quão ativo você é, que pode ser observado a partir da idade de certos projetos postados. E qualquer outro aspecto de se estabelecer na indústria dessa forma.
  • É o seu cartão de visitas, sua apresentação: O portfólio é a sua vitrine, sendo a primeira impressão que o cliente vai ter de quem é você, o tipo de profissional e o trabalho que você faz. Não é algo que você pode fazer de qualquer jeito, pois é o seu cartão de visitas. Ele tem que ser criteriosamente arquitetado. Manter uma boa aparência do portfólio é fundamental.
  • Permite que você mostre habilidades fora do circuito comercial: Você tem a opção de postar os seus projetos autorais/pessoais no seu portfólio, e esses projetos te dão a oportunidade de você dar tudo de si, mostrando todas as suas habilidades e direcionando as suas técnicas para os tipos de projetos os quais você realmente quer se envolver. Não dependa apenas de projetos comerciais, pois, por motivos contratuais, nem sempre você terá a autorização do cliente para divulgá-los. Inclusive, em grande parte dos projetos comerciais os prazos podem ser apertados, fazendo com que você não tenha a chance de mostrar toda a sua capacidade em determinados projetos.

O PORTFÓLIO, SOZINHO, É SUFICIENTE?

Não. Digamos, por exemplo, que você montou o seu portfólio com seus melhores projetos, e não faz mais nada a respeito. Ele apenas fica lá, existe. E aí? Alguém vai te descobrir? Você irá conseguir trabalhos sem mostrar que você está ativo? Sem networking, sem prospectar clientes e sem buscar vagas em grupos e etc. por oportunidades de freela? Provavelmente não. Pode parecer que o portfólio por si só pode dar resultado, mas não é bem assim, por mais vistoso que ele seja. Se o possível cliente não chegar até o seu portfólio, ele não vai saber quem é você. Então devemos também prospectar, divulgar e oferecer diretamente o próprio trabalho. É necessário ter um equilíbrio entre portfólio e networking com a comunidade e clientes em potencial.

PROSPECÇÃO

A primeira live do Manual do Freelancer, Contato com Estúdios, abordou sobre prospecção de maneira indireta, então se você quiser saber mais detalhes e ter um norte sobre esse assunto, vou disponibilizar essa live aqui abaixo:

Mas, resumindo: e-mails, social media, grupos de motion, sites de freela e, obviamente, ter seus contatos com as pessoas da indústria para receber indicações de trabalho. Não se sinta obrigado a sempre interagir com a comunidade nos grupos, porém é interessante sempre dar uma olhada, pois neles são repassados muito jobs, inclusive fixos. E ao entrar em contato com os estúdios, agências, produtoras, clientes diretos, etc, evite mandar mensagens preguiçosas no estilo “Ctrl+c e Ctrl+v”, pois faz toda a diferença você mostrar que se importa com o trabalho deles.

Se for pra usar um template, que seja apenas para reunir melhor as suas informações em prol de facilitar a compreensão sobre quem é você, seu trabalho e suas skills. Fora isso, a mensagem tem que ser personalizada para cada contato que você fizer, pois do outro lado há uma pessoa, e não uma máquina. Esse contato pessoal é mais interessante do que ficar mandando uma mensagem padrão e repetitiva. Nos dias de hoje, com a pandemia, é inviável fazer uma visita ou convidar para um café para conversar melhor, mas é uma ótima prática para quando pudermos sair novamente de casa. É importante porque algumas pessoas fazem questão do contato olho no olho para poderem te conhecer melhor. Por isso eventos presenciais também são muito importantes. Porém, esse contato cara a cara não é tão necessário, ainda mais se você for uma pessoa tímida, pois você pode causar uma impressão errada. Então não precisa se forçar a interagir dessa forma como se fosse a única alternativa. Use os meios que lhe são mais confortáveis para conversar com as pessoas.

DIVULGAÇÃO

Divulgar seus trabalhos nas redes sociais é muito importante. Quem é visto é lembrado. Esteja presente nos grupos, não necessariamente para ficar o dia todo conversando fiado. Vale apenas participar de vez enquanto, ajudar quem estiver pedindo por ajuda, divulgar os seus projetos e estudos, etc. Esteja ativo! E uma coisa inteligente é compartilhar os links de seus projetos no LinkedIn. É uma maneira das pessoas terem acesso ao seu portfólio e conhecer mais sobre o seu trabalho. Há muitas oportunidades no LinkedIn, como jobs e vagas de trabalhos, com as pessoas contatando você diretamente. É uma ótima plataforma para fazer conexões e também para pegar referências. Em termos práticos, ela é uma das melhores redes sociais para se arrumar um emprego.

A IMPORTÂNCIA DO NETWORKING PARA CONSEGUIR TRABALHOS

Muitos jobs são repassados por outros profissionais que não podem ou não querem pegá-los. O networking é essencial para você ter acesso a essas indicações de trabalho. E voltando a lembrar da máxima “quem é visto, é lembrado”, é importante estar presente e ativo nas redes sociais e grupos de motion para manter suas conexões. E você mesmo pode repassar trabalhos para outros profissionais, seja por falta de disponibilidade, por não ser da sua alçada ou simplesmente por você não querer pegar. Se for um projeto que você não considera justo, por qualquer motivo, apenas ignore. Não repasse essa bomba relógio pra ninguém. E também não é interessante você repassar trabalhos para qualquer um. É importante que você conheça o profissional e suas capacidades, pois o cliente confia na sua indicação, e se ela render pra ele apenas frustração, você pode queimar a sua imagem e a confiança dele.

É ESSENCIAL TER UM DEMO REEL?

Sim, é preciso. O demo reel é um compilado dos seus melhores projetos e ele facilita a vida de quem vai te contratar, por ele ser uma junção do melhor que você tem pra mostrar. Normalmente, quem está buscando por um freelancer está escolhendo entre vários deles, então não há tempo suficiente para fazer uma pesquisa minuciosa por todos os portfólios até conseguir achar o que realmente quer. Então o demo reel é excelente por ser um resumo do seu portfólio, e se ele se apresentar interessante, aí sim o cliente vai buscar pelo seu portfólio para conhecer melhor o seu trabalho. Então é importante ter os dois, demo reel e portfólio.

DIPLOMA E CURRÍCULO TÊM VALOR NA HORA DE SER CONTRATADO?

Depende. Algumas empresas fazem questão que você tenha diploma e que mande seu currículo. Inclusive há formulários que você precisa preencher e anexar o seu diploma para comprovar sua graduação. Porém, há casos em que se você mostrar que tem habilidades suficientes e não tem um diploma, você não vai deixar de ser contratado por isso. Essa exigência pode partir mais por uma questão burocrática interna da empresa, e não por eles acreditarem que realmente seja essencial. Grosso modo, essa é uma exigência que acontece mais nos estúdios gringos. Aqui no Brasil não é pedido diploma e currículo, na grande maioria dos casos. Não é essencial para poder trabalhar no mercado. Um diploma por si não garante que você é bom no que faz. O contratante está interessado no seu portfólio; o que você tem pra mostrar e o que sabe fazer, e se você vai dar conta do que é preciso para o trabalho. Mas não é por isso que uma faculdade deve ser descartada. Qualquer forma de você agregar conhecimento é válida. Inclusive, o networking é muito bom em uma universidade, pelo fato de você conhecer e estar rodeado por várias pessoas que se interessam nessa área e que provavelmente vão atuar nela.


O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas sextas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

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