TIPOS DE CLIENTES NO MERCADO DE MOTION

Este artigo é um resumo do que foi abordado na última live do Manual do Freelancer, apresentada por Dhyan Shanasa e a Ester Rossoni (os Supernova Duo), que falaram sobre os diferentes tipos de clientes no mercado de motion.

Segue a definição de alguns tipos de clientes do nosso meio. Esse é apenas um apanhado geral, pois existem várias categorias com suas subcategorias. E lembrando que as definições citadas não são uma regra, pois, obviamente, essas entidades variam de uma para outra, e as variáveis são muitas.

Agências de publicidade

Uma agência de publicidade é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. Elas são responsáveis por gerenciar todos os processos relacionados à propaganda e assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação.

A agência intermedeia o processo de produção e tem o contato direto com o cliente final. No geral elas têm uma grande estrutura e tomam conta de uma campanha inteira e agenciam não somente o cliente final, mas também estúdios, produtoras e freelancers.

Vantagens e desvantagens

Agências são maiores e tendem a lidar com vários projetos ao mesmo tempo, e isso pode criar um certo descompasso entre elas e nós, fazendo com que os projetos fiquem mais desorganizados. Se reportam de forma categórica ao cliente. No geral, isso significa que a agência não defende o projeto e faz o que o cliente quer.

As agências têm muito fluxo de trabalho. Então, se você é freelancer e consegue trabalhar bem com uma agência, você será sempre requisitado para os trabalhos recorrentes e terá basicamente um salário mensal.

Porém, por conta dessa alta demanda de trabalhos e vários projetos em andamento ao mesmo tempo, as agências podem ser muito desorganizadas. E em razão de agências trabalharem com todo o tipo de pipeline, pode acontecer um certo despreparo de seus profissionais ou equipes que não são da área e não têm familiaridade com o processo de produção de um projeto de motion, mas tentam dirigi-lo mesmo assim. Isso gera ruído na comunicação dos envolvidos no projeto e pode tornar todo o processo bem confuso.

Produtoras

O que define uma produtora audiovisual, no geral, é que ela produz qualquer coisa, de acordo com o tamanho da sua estrutura: Live-action, comercial, videoclipe, motion 2D e 3D, séries, etc. Porém existem produtoras que são específicas e focadas em uma coisa só. Por exemplo, produtoras especializadas em comerciais, outras que focam apenas em live-action em curta-metragem e longa-metragem, e por aí vai.

Geralmente as produtoras são menores que as agências e tendem a ser mais organizadas, por conta de terem um leque menor de produção. Elas absorvem menos projetos por vez, no entanto, por lidarem com diversos tipos de projetos elas costumam ter uma pipeline semelhante a de agências, mas em um escala menor. Produzem muitos projetos diversos e isso cria pipelines diferentes dentro da produtora, porém focadas em audiovisual.

Vantagens e desvantagens

As produtoras são focadas em audiovisual, então você está lidando com quem entende do que é requisitado. Eles entendem de vídeo; sabem o que querem, o trabalho que dá, sabem estipular melhor os prazos e as alterações necessárias. Porém, elas tem um alto fluxo de trabalhos que abrangem vários segmentos do audiovisual, não sendo especializadas somente em uma coisa só.

Estúdios

O estúdio é um entidade especializada, focada em apenas um segmento que pode ser, por exemplo, motion, frame a frame, 3D, Web Series, cursos e videoaulas, fazer gravações políticas e muito mais.

Os estúdios são menores e focados em uma coisa só, sendo geralmente extremamente organizados. Por serem especializados tendem a defender sua versão criativa com mais convicção. O estúdio tem um compromisso não apenas com o cliente, mas também com a própria estrutura.

Vantagens e desvantagens

O estúdio tem uma estrutura pequena e especializada, portanto te possibilita trabalhar com algo específico que é seu foco e interesse. Porém é difícil trabalhar com um estúdio como freelancer, pois eles geralmente têm uma staff fechada e só contratam profissionais de fora quando estão com uma alta demanda de trabalhos ou estão com algum projeto que ninguém da staff sabe lidar. Como são especializados, eles entendem muito sobre a área e isso torna mais simples a comunicação e o desenrolar de todo o processo do projeto.

Clientes diretos

Diferente de todos os outros, o cliente final quer apenas uma coisa: o produto que você produz.

Trabalhar com o cliente direto normalmente costuma ser o mais vantajoso, porque você não precisa ter o intermédio de outras pessoas e não depende da aprovação de várias cabeças antes de chegar no cliente final, e necessitar da aprovação de muitas pessoas pode atrapalhar muito o processo de um projeto.

Geralmente o cliente direto não vai atrapalhar o andamento do projeto, considerando que seja um cliente que sabe o que quer. Ele vai te passar um briefing e deixar você trabalhar tranquilamente, e você só vai se reportar novamente a ele quando o projeto estiver finalizado ou para enviar alguns previews, para mostrar como está o andamento do projeto, dependendo das exigências do cliente.

Vantagens e desvantagens

O cliente direto, na sua maioria, não entende nada sobre a área e como funciona todo o processo até chegar no produto final, e também não tem obrigação de saber. Porém, lidar com o cliente direto permite que você tenha as informações e ideias direto da fonte, possibilitando melhor controle criativo e flexibilidade para fazer acordos. O cliente direto geralmente te dá mais liberdade e total autonomia para dirigir o projeto.


Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “O que é melhor pra você?” O resultado foi:

  • Cliente direto – 50%
  • Intermediadores – 25%
  • Qualquer um – 24%

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.


Comentários

comments