Um breve overview do Cycles 4D no Cinema 4D

Enfim, chegamos à última tradução da série de textos que o blog do School Of Motion tem feito a respeito de renderizadores externos para o Cinema 4D!!!

Então, que tal entender um pouco mais do  Cycles 4D como uma boa opção como motor de render externo?
Caso você tenha perdido algum dos reviews sobre renderizadores externos, é só clicar nos links abaixo:

Este artigo apresentará o motor de renderização Cycles 4D da Insydium, a empresa por trás do X-Particles. Se você nunca ouviu falar do Cycles ou está curioso em usá-lo no Cinema 4D, este é o artigo para você.

Animado?

Afinal, o que exatamente o Cycles 4D faz?

O Cycles 4D, da Insydium, é na verdade uma parte do mecanismo de renderização de código aberto, Cycles, da Blender Foundation. Em comparação com os outros três mecanismos de renderização que apresentamos, o Cycles4D é um pouco desconhecido pela comunidade do C4D.

Já na comunidade Blender, no entanto, o Cycles é como um Maverick quando o assunto é motores de renderização. Segundo o próprio site da Insydium  o Cycles é como “… um motor de renderização de CPU / GPU desenvolvido pela Blender Foundation … O Cycles 4D é um plugin de bridge dedicado que permite aos usuários do Cinema 4D acessar o motor de render Cycles diretamente pelo Cinema 4D sem o necessidade de uma aplicação externa “.

Simplificando: o Cycles4D é um motor de render de CPU e GPU que tem como objetivo ser fotorrealistas, o qual você poderá acessá-lo diretamente do C4D, sem necessidade de um aplicativo externo.

Vantangens do Cycles 4D

1. Mac e PC. NVIDIA e AMD…

O Cycles4D pode trabalhar com CPU e GPU para renderização. E você pode alternar sem prejuízo na aparência da sua cena exportada. Isso permite muita flexibilidade e rapidez no que diz respeito à renderização final e ao uso de render farms. O Cycles4D também funciona com placas NVIDIA e AMD. Digam “Amém”, usuários Mac.

2. Suporte para render farms.

No geral, os mecanismos de renderização via GPU experimentaram uma falta de suporte para render farm, conforme abordamos nos artigos anteriores. Como o Cycles 4D usa renderização de CPU e GPU, você não terá mais este problema.

Você pode trabalhar extremamente rápido com sua GPU até a renderização final e enviá-la para uma farm com milhares de CPUs e pronto.

3. Configure facilmente sua própria render farm

Ao contrário de qualquer um dos outros mecanismos de renderização que apresentamos, o Cycles 4D vem com a capacidade de configurar uma pequena render farm usando três máquinas. Se você tiver máquinas extras por aí, poderá configurá-las sem ter que comprar mais licenças.

Se você tiver mais de três máquinas, é só comprar mais uma licença adicional e configurá-la para mais 3 máquinas. O preço da licença do Cycles é relativamente mais barata que de seus concorrentes.

a render farm dos sonhos!

4. Aumente a velocidade de fluxo de trabalho com Real-Time Preview Window

Cada motor de render externo possui uma janela de visualização interativa. O IPR permite aos usuários ver uma cena renderizada em quase tempo real. No Cycles4D o nome dessa janela é “Real-Time Preview Window”.

Ou seja, este recurso possibilita vermos um preview de cena quase em tempo real, e sempre que um objeto é alterado, o preview também será alterado automaticamente. Bem-vindo ao futuro.

Real-Time Preview Window

5. Suporte para o X-particles.

Como dito acima, o Cycles 4D é desenvolvido pela Insydium, a empresa que também produz o X-Particles para Cinema 4D. Esse é um benefício enorme comparado a outros mecanismos de renderização. O Cycles 4D tem um link direto para X-Particles, o que significa que, se você fizer qualquer tipo de trabalho com partículas e simulações, obterá o melhor resultado do Cycles4D.

Ou seja: Partículas, fogo, fumaça, fluidos, tudo em suas pontas do dedo.

6. Tecnologia Open-Source

O Cycles 4D é um software de código aberto. Portanto, Shaders avançados e técnicas de renderização são  implementados no software antes que qualquer um dos outros motores render o faça.

7. Abundância de materiais gratuitos na internet

Existe uma tonelada de conteúdos livres disponíveis para aprender Cycles4D, já que é um relacionamento de 1: 1. Se fizermos uma busca rápida no Google ou no Youtube por tutoriais do Cycles, há uma gama de opções totalmente de graça.

Desvantagens de se usar o Cycles 4D

1. AMD / Open-CL não é o mais rápido.

Sim, as placas gráficas AMD são suportadas. No entanto, elas não são tão rápidas quanto os cartões NVIDIA. Por isso, considere isso antes de usar o Cycles. Se você estiver esperando que seu Mac “Lixeira” renderizará cenas em tempo real, pode tirar o “cavalinho da chuva”.

2. Sistema de Nós (Nodes)

Ahhh, essa palavra novamente! Nós ou Nodes. O Cycles4D tem uma interface de nó bonita, mas sabemos o quão assustador pode ser para um artista.

(Este artigo é uma tradução do original de Liam Clisham, via blog do School of Motion)

Comentários

comments