WORKFLOW E PRODUTIVIDADE

Este artigo trata da relação do workflow com a produtividade. Ter um fluxo de trabalho organizado é fundamental para se trabalhar rápido e bem, e ser metódico quanto a isso está inteiramente ligado a se ter uma boa produtividade.

O que é workflow?

É o processo de trabalho individual envolvendo softwares e técnicas, ou seja, a maneira como as pessoas realizam o trabalho como uma série de etapas que precisam ser concluídas sequencialmente. Basicamente, o workflow pode ser visto como um trabalho fluindo de um estágio para o outro. Contudo, o workflow não deve ser confundido com uma tarefa ou com várias tarefas juntas; workflow é uma cadeia de tarefas que acontecem em uma sequência, além de ser algo que você faz regularmente. Um bom workflow é fundamental para se trabalhar rápido e bem.

O que é produtividade?

É o ato de se produzir algo dentro de um prazo determinado. Engana-se quem acha que ser produtivo é trabalhar muito e por muitas horas. A produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. A pessoa produtiva não é aquela que trabalha no 220v o tempo todo, tampouco é a que corre com a tarefa atual para iniciar logo a próxima. Produtividade significa fazer mais com o mesmo tanto ou menos. A consequência disso é sempre economia dos recursos, principalmente o tempo.

Como o workflow ajuda na produtividade

Um fluxo de trabalho eficiente nos permite ser organizados, e organização é a premissa básica da produtividade. A produtividade tem muito mais a ver com o planejamento do que a própria execução das atividades. Então, quanto mais bem organizado for o seu workflow, mais bem otimizada será a execução das diferentes etapas e atividades, aumentando a produtividade. Isso inclui tanto as etapas do trabalho quanto a própria forma em si de trabalhar, desde a organização da interface do software, scripts utilizados para acelerar o processo e até mesmo silenciar as notificações do celular que vão somente te distrair, te tirando do foco e atrapalhando o seu fluxo de trabalho. É importante que você estabeleça um horário fixo para trabalhar diariamente e se policiar para não ultrapassar esse limite. Se for necessário ir além desse limite de tempo, você não está sendo produtivo, e sim destrutivo, comprometendo o seu tempo livre que deveria estar sendo usado para descansar, para seu lazer ou para investir nos estudos.

Algumas coisas que podem ajudar com a produtividade:

Acordar no horário todos os dias – Quanto mais cedo você começar a trabalhar, mais cedo você vai finalizar o expediente e, consequentemente, mais tempo você terá para se dedicar a qualquer outra atividade a seu bel-prazer. Isso é fundamental para você conseguir ter tempo suficiente para cumprir todas as suas tarefas e também se desconectar totalmente da profissão para aproveitar um período livre só para você.

Saber as tarefas do dia e o tempo que leva para executá-las – Ter clareza sobre o que é preciso fazer e quando fazer é melhor do que ir fazendo às cegas o que aparece de surpresa. Saber as tarefas que você tem que executar e o tempo que leva para executá-las faz com que você tome decisões fáceis sobre o que é prioridade no momento, fazendo com que você tenha um controle melhor do seu tempo, otimizando todo o processo do trabalho.

Cumprir uma meta diária das tarefas sem correr – Crie metas para que suas tarefas sejam realizadas em um período que é humanamente possível de ser cumprido. Claro que cada caso é um caso e há tarefas que é necessário mais tempo para serem concluídas, e tudo bem ir além do tempo previsto vez ou outra, mas o importante é sempre ir testando e tentando adequar essas tarefas a períodos estabelecidos previamente, para obter melhor controle sobre o tempo que você utiliza.

Usar bem as horas com funções mútuas: quando algo é feito, outra coisa acontece – Veja dentro do seu cotidiano tarefas que podem acontecer simultaneamente, ou seja, o que você pode fazer para que algo seja feito ao mesmo tempo sem a sua intervenção. Há várias coisas que podem ser feitas dessa forma durante o dia e isso otimiza muito o seu tempo, evitando uma pilha de tarefas extras no fim do dia. Isso inclui até mesmo tarefas domésticas que poderiam estar sendo feitas durante o render, por exemplo.

Organizar a casa, computador, projetos, software e a cabeça – A organização é algo que deve ser aplicado a todos os aspectos da sua vida, pois um influencia no outro. Ou seja, ou você é organizado ou não é. Deixar tudo organizado pode parecer demandar muito tempo e trabalho, mas na verdade é a desorganização que te causará um desperdício de energia e tempo, no fim das contas. Então, tente manter organizado tudo o que influencia na sua rotina a fim de otimizar o seu tempo.

Sobre não ser produtivo o tempo todo

Não existe uma obrigatoriedade de que você seja produtivo o tempo inteiro. Aliás, o tempo que você fica ocioso também é importante para a sua produtividade, pois você precisa estar bem descansado para poder funcionar 100% no momento que realmente precisará produzir. Inclusive, pode ser em um momento de ócio que aquela sacada que solucionará o seu problema vem, ao invés de ficar forçando a sua cabeça a solucionar alguma coisa em um momento inoportuno. Então, desconecte-se do trabalho, vá tomar um ar para clarear as ideias e evitar ficar saturado. Distanciar-se da área é uma boa prática também para se obter um novo olhar sobre o que você está fazendo. Você pode achar que o seu projeto está caminhando bem e que não é necessário alterar nada, mas pode ser por conta de você estar cansado e já ter passado um longo período ininterrupto em frente ao computador. Basta você se desconectar um período que você começa a notar vários erros e até outras formas melhores de solucionar os problemas. É fundamental ter um equilíbrio entre produzir e descansar; dar um tempo para refrescar a cabeça é importantíssimo para se manter funcional.


Este artigo é um resumo do que foi abordado na live WORKFLOW E PRODUTIVIDADE, episódio 24 do Manual do Freelancer.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments