WORKFLOW E PRODUTIVIDADE PARTE 02

Este artigo é a segunda parte da pauta sobre o paralelo entre workflow e produtividade, englobando alguns scripts e plugins que ajudam no fluxo de trabalho, juntamente com mais algumas dicas que auxiliam na produtividade e no workflow.

Este artigo é a segunda parte do tema workflow e produtividade. Caso você não tenha conferido a primeira parte, é só acessar este link.

Scripts e plugins que auxiliam no workflow

Plugins e scripts de workflow são muito importantes para agilizar todo o processo mais mecânico do trabalho. Segue alguns deles que auxiliam no fluxo de trabalho:

FX Console – Gerencie o progresso do design com a nova ferramenta Snapshot e encontre os efeitos de que você precisa instantaneamente. Um plugin que facilita muito a encontrar efeitos e aplicar nas suas layers. Basta selecionar a layer que seja aplicar um efeito, usar o atalho Ctrl + Barra de espaço, procurar pelo efeito e dar um Enter para aplicá-lo.

Buttcaper – Altere todas as extremidades e junções do stroke mais rapidamente com apenas um clique, ao invés de sempre abrir as configurações do shape e ficar alterando o rounded manualmente. Segure ALT e clique para alterar dentre os tipos de opções.

Label Me – Altere facilmente as cores do rótulo no painel de layers e na janela do projeto clicando nas pequenas guias coloridas. Você pode redefinir sua seleção para a cor padrão clicando no ícone X na parte inferior. O script é inteligente o suficiente para detectar SUA paleta de cores, qualquer mudança que você fizer em suas preferências do After Effects irá atualizar o visual do script quando recarregado.

Move Anchor Point – Mova o(s) ponto(s) de ancoragem de forma instantânea e precisa para qualquer lugar sem mover a camada. Use uma grade simples para controlar seus pontos de ancoragem. Personalize a grade para obter ainda mais flexibilidade.

Sequence Layers – Sequencia as camadas selecionadas a partir do tempo de composição atual, deslocando seu ponto de entrada. Essa ferramenta é muito eficiente em criar sequências de layers e é mais intuitivo de utilizar que a opção nativa do After Effects.

GifGun – GIFs animados com um clique no After Effects. Com fluxo de trabalho fácil de 1 clique, suporte a canal Alpha , Batch Render e compactação, GifGun é a ferramenta ideal para fazer GIFs no Adobe After Effects.

Overlord – Uma ferramenta que cria um link entre o After Effects e o Illustrator, transferindo o arquivo do Illustrator para o After Effects e convertendo automaticamente em shape layer com apenas um clique, sem que seja necessário redesenhar, importar ou converter manualmente.

Motion Tools – Essa ferramenta tem umas opções muito úteis para o workflow, como extrair os grupos de um shape em layer separadas (Extract), assim como unindo layers separadas em grupos dentro de uma única shape layer (Merge). Além disso, há também a função Clone que serve para copiar e colar keyframes em mais de uma layer de uma vez. Ele também conta com uma opção de criar sequências de layers e também mover o anchor point.

Não subestime a eficiência de um bom workflow

Um dos erros que alguns iniciantes cometem é o de subestimar a eficiência de um bom workflow, e isso vale tanto para a organização das suas tarefas quanto para pequenos detalhes que economizam muito tempo, como a otimização da interface do software que você utiliza. Além dos scripts e plugins que foram citados, que auxiliam no seu workflow, organizar os painéis da interface do software pode ser bem eficiente para te poupar tempo e cliques. Na maioria dos casos, a interface padrão de um software não é a mais ideal para se trabalhar, então cabe a você organizá-la da melhor forma que se adeque ao seu fluxo de trabalho. Alguns painéis podem ser inúteis para o seu workflow e só vão servir para te distrair como ruído visual ou para ocupar espaço de outro painel com informações ou ferramentas bem mais relevantes. Teste todo tipo de possibilidades até que você se sinta mais confortável e ágil ao executar as suas tarefas. Vale também organizar melhor todos os seus assets e layers, renomeando tudo e separando por pastas. Dessa forma você se situa melhor sobre o projeto e será mais simples e rápido de identificar onde está o que você precisa, além de simplificar o trabalho de outros profissionais, caso você precise repassar o arquivo para outra pessoa.

Se organize por meio de anotações

Como foi dito na primeira parte dessa pauta, ser organizado é fundamental para se ter um bom fluxo de trabalho e, consequentemente, uma boa produtividade. Uma solução muito boa para se manter organizado é criar planilhas para se obter um controle melhor sobre tudo que envolve o seu trabalho, tanto para a parte de produção quanto a financeira. Uma boa prática para a parte da produção é você anotar tudo que vai envolver os seus projetos, pra não passar nada batido. Vale utilizar alguns aplicativos que funcionam como uma espécie de agenda, mas um simples bloco de notas do Windows já é suficiente para você não se perder entre um processo e outro. E em relação às finanças, é muito importante também ter uma separação entre PJ e PF, ou seja, separar as contas da pessoa física da jurídica, sendo essencial para controlar melhor o dinheiro que entra e o que sai.

Divida seu projeto em blocos de cenas

Um processo que é muito eficiente é o de dividir o projeto em etapas e separar em blocos de minutagem. Ou seja, se o projeto tem 30 segundos, divida-o em 3 cenas de 10 segundos, por exemplo, daí você foca apenas em uma dessas partes até finalizá-la, e depois parte para outra e assim por diante, até que possa compilar tudo na sua composição principal. Esse processo é bom para manter o seu projeto mais organizado, pois há várias composições e pré-composições envolvidas na totalidade do projeto, e separar tudo por cenas fica mais simples de lidar com as etapas. E é bom também para aliviar um pouco da pressão da minutagem total de um projeto, deixando todo o processo mais leve e focado em um coisa só por vez.


Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “Você consegue manter um workflow organizado?” Com 209votos, o resultado foi:

  • Dia sim, dia não – 44%
  • Sim – 35%
  • Não – 16%
  • Jamé – 2%

Este artigo é um resumo do que foi abordado na live WORKFLOW E PRODUTIVIDADE PARTE 02, episódio 25 do Manual do Freelancer, que foi focada em responder as perguntas do chat ao vivo e do Instagram referentes a esse tema.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments