O que esperar do Pixelatl Festival

Pixelatl é o maior evento de animação, videogame e quadrinhos do México e acontecerá em Guadalajara nos dias 5 a 9 de setembro. Oferecerá painéis informativos, assim como destaques de projetos e a grande oportunidade de se encontrar com diversos profissionais da indústria.

O que torna a edição desse ano tão especial é o programa totalmente dedicado à história da animação mexicana. Além disso, os destaques do Annecy Festival desse ano também farão parte do programa.

Ouse Acreditar…

O tema deste ano será “Atrévete a creer…” (Ouse Acreditar…) a ideia do tema veio depois das greves dos escritores e atores  de Hollywood.

“Estamos passando por uma grande turbulência política em todo o mundo. Novas tecnologias estão mudando nosso modo de vida, e CEOs ambiciosos estão ganhando enormes quantias de dinheiro economizando custos ou fundindo e reduzindo o tamanho dos estúdios. Mas estamos esquecendo do que se trata nossa indústria. Não se trata de obter lucros enormes ou margens de lucro. Trata-se de histórias! Histórias que conectam as pessoas, não a tecnologia. Tecnologia e lucros precisam ser os meios, mas nunca o fim.”  – Comentou o CEO do festival, José Iñeta para a Animation Magazine.

Confira os principais programas do Festival pra vocês ficarem de olho!

Sessões de Pitching

As sessões de pitching do festival estão entre as mais importantes da indústria de animação, quadrinhos e videogames da América Latina. Esse ano inclui:

  • Ideatoon: Dedicado às séries de animações que estão em desenvolvimento na América Latina.
  • Shortway: Com a parceria da Annecy, esse é especialmente dedicado aos curtas latino americanos.
  • Animação Adulta: Pixelatl e Warner Bros. Discovery estão avaliando em conjunto IPs originais voltados para o público adulto na América Latina, com o intuito de apoiar a produção de um episódio piloto para um projeto selecionado.
  • PAAL: Uma oportunidade para artistas a fim de apresentarem seus livros ilustrados infantis, com um vencedor selecionado a ser publicado pela Pixelatl.
  • SecuenciArte: Uma plataforma para artistas independentes de quadrinhos mexicanos apresentarem suas ideias, como resultado três selecionados serão publicados pela Pixelatl.
  • VMX Sala de Exibição de videogames: Desenvolvedores de jogos mexicanos compartilham as novidades sobre seus próximos títulos.

Exibições

 As exibições contará com curtas internacionais (Apocalipse e Mar, Entre Memória e Fantasia, Surrealismo e Terror), também curtas de estudantes mexicanos e internacionais e os melhores do Annecy. Além disso, sediará as estréias de 9 programas da “História de Animação Mexicana” que estrearam no Annecy em Junho.

Ademais, o evento exibirá 4 longas-metragens, incluindo “The Siren“, dirigido por Sepideh Farsi; “My Love Affair with Marriage“, dirigido por Signe Baumane; “Hannah y los Monstruos“, dirigido por Lorena Ares; e “Tito e os Pássaros“, uma produção brasileira dirigida por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto.

Tito e os Pássaros

Destaques da Produção Mexicana

O prestigiado estúdio  Cinema Fantasma compartilhará detalhes do “Os Sustos Ocultos de Frankelda”, uma séria de stop motion baseado no livro de Frankelda. No dia 29 de outubro, o Cartoon Network lançará sua produção original no HBO Max.

Os Sustos Ocultos de Frankelda

Já o Viva Calavera revelará alguns detalhes da próxima série chamada “Rey Mysterio vs La Oscuridad”

Kaddy, o Fabuloso Feiticeiro do Caos (uma série do Cartoon Network/Warner Bros. Discovery) do diretor argentino Listo Calisto, terá sua estreia do episódio piloto no evento.

E por fim, a produtora mexicana Ánima Estudios irá compartilhar uma nova versão do filme “Aztec Batman: Clash of Empires“, que transporta o universo do Batman para a época da Mesoamérica durante a invasão espanhola na América Central.

Palestrantes

Especialistas em animação, efeitos visuais e jogos apresentarão palestras, masterclasses e painéis.

A programação de palestrantes deste ano inclui o diretor Rodrigo Blaas (Trollhunters: Tales of Arcadia), o diretor de fotografia Tristan Oliver (The Fantastic Mr. Fox), o artista de histórias Gabriel Lin (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem), a produtora vencedora do Emmy Cara Speller (Love, Death, & Robots), o artista de efeitos visuais vencedor do Oscar Hal Hickel (Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest), o diretor de arte Yingjue Chen (Trollhunters: Rise of the Titans), o supervisor de efeitos visuais da Pixar Sanjay Bakshi (Elemental), a escritora/designer de videogames Meghna Jayanth (80 Days) e o escritor/artista de histórias vencedor do Emmy Alonso Ramirez Ramos (Gravity Falls).

Não é nenhuma novidade que as animações mexicanas ganharam um enorme destaque esse ano, inclusive vale a pena conferir esse post que fiz no blog falando sobre isso.

Fonte: Animation Magazine, Pixelatl

Comentários

comments