Uma senha sera enviada para seu e-mail

Vantagens e Desvantagens do uso do Octane Render no Cinema 4D.

Curioso sobre o uso de Octane no Cinema 4D? Aqui está tudo o que você precisa saber antes de começar a usar o Octane no C4D.

(Imagem de capa retirada do instagram do ilustrador e artista 3D Filip Hodas)

Este artigo é uma tradução da série de textos que o School of Motion tem feito sobre os quatro principais mecanismos de renderização externos para Cinema4D : Arnold, Octane, Redshift e Cycles. Se você perdeu a primeira parte que transcrevemos sobre o  Arnold da Solid Angle, você pode conferir aqui.

Este artigo será um bom começo, principalmente, para aqueles que nunca ouviram falar sobre o Octane Render e também para curiosos de plantão que queiram saber mais sobre o assunto.

Bem, vamos ao que interessa.

Uma breve história da empresa Otoy, os criadores do Octane

Otoy é uma empresa relativamente nova. Essencialmente, a empresa foi fundada em 2008 por Jules Urbach (Fundadora e CEO), Alissa Grainger (Co-Fundadora e Presidente) e Malcolm Taylor (Co-Fundadora e CTO). No momento, eles têm mais de 60 funcionários e sua engine de renderização já foi usada para criar incríveis obras de arte 3D no mais alto nível de design.

(Caso você queira saber mais sobre a história de outros softwares, veja essa matéria que produzimos sobre a Bio do Nuke)

Imagem do trabalho de David Ariew

O que é o Octane Render?

Como a própria Otoy descreve: “O OctaneRender® é o primeiro e mais rápido renderizador fisicamente correto, acelerado por GPUs do mundo.”

Simplificado, o Octane é uma engine de renderização de GPU que usa uma maneira de calcular imagens processadas finais que visam ser foto-realistas. Semelhante ao Arnold, mas usando a tecnologia GPU. Ainda mais simples que isso, o octane é um motor de renderização externo ao Cinema 4D, ou seja, ele acrescenta uma tonelada de física ao seu trabalho e renderiza fazendo cálculos matemáticos que não estão disponíveis nativamente nos softwares. Isso fará que seu trabalho fique muito mais realista.

Os benefícios do uso de Octane Render no Cinema 4D

Estes artigos destinam-se a apresentar fatos para que você possa tomar uma decisão em sua carreira. Se você está procurando uma comparação entre motores de renderização externos no Cinema 4D, teremos um artigo desses para as próximas semanas:

# 1: Octane é muito veloz

Uma das grandes vantagens da tecnologia de renderização via GPU é a rapidez com que você pode renderizar uma imagem em comparação com a CPU. Se você está usando atualmente a renderização padrão ou física no Cinema4D, sabe que às vezes um único frame pode levar minutos para renderizar. O Octane corta cenas simples como manteiga e transforma esses minutos em segundos.

# 2: O Octane Render aumentará a velocidade de fluxo de trabalho com o LiveViewer

Uma vantagem gigante de se usar qualquer motor de renderização externo é a região de visualização interativa (IPR, Interactive Preview Region). Ele permite que os usuários visualizem uma cena renderizada em quase tempo real. Especialmente porque o Octane usa GPUs para processar a renderização. Os IPRs são atualizados em tempo real sempre que um objeto é alterado, como por exemplo, na adição de luz ou de textura em uma cena. Isso é incrível.

Usando o LiveViewer dentro do Octane para C4D

# 3: você pode usar o Octane em qualquer lugar … em breve …

Quando a Otoy anunciou o Octane v.4, eles anunciaram que os usuários em breve poderão alternar entre diferentes softwares 3D usando uma única licença. No entanto, esse recurso não está disponível no momento.

# 4: A Comunidade Octane é enorme.

No momento da produção deste texto, há 25 mil membros no principal grupo da Octane no Facebook. Além disso, há muito mais lugares além desse grupo para encontrar usuários e obter ajuda, do Reddit aos fóruns Otoy oficiais.

# 5: GPU – é onde as mentes da renderização estão migrando

Como o Octane é um motor acelerado via GPU, nós sabemos que, em breve, todo mercado será tomado por esta tecnologia. Embora ainda haja muitas razões para usar um motor de renderização via CPU (A exemplo do Arnold), é difícil ignorar os aumentos de velocidade obtidos com o uso de uma GPU.

Uma GPU também é muito mais fácil de se atualizar do que qualquer outra parte em um computador. Após um tempo usando uma determinada GPU, é só abrir a lateral do PC e trocar por um modelo novo. Sejamos sinceros, é muito mais fácil do que trocar um processador de uma máquina, pois várias outras peças teriam de ser trocadas também. Fato que onera e muito a atualização de seu software.

A desvantagem de usar a Octane no Cinema 4D

Como mencionamos em nosso artigo anterior sobre Arnold, usar qualquer motor externo é outra coisa para aprender e comprar. Aqui estão alguns pontos de dor para a Octane no momento:

# 1: O Octane não é um motor Render Farm Friendly … ainda …

Atualmente, uma das maiores desvantagens de usar o Octane é que você fica preso quando se trata de trabalhos realmente grandes. Você praticamente precisa ter uma pequena fazenda de renderização em seu escritório / casa.

A Octane oferece ORC (Octane Render Cloud), que é sua própria versão de um farm de renderização. No entanto, é super caro. Existem outros farms de renderização que você pode usar, no entanto, ele quebra o EULA (contrato de licença de usuário final) e, se você for pego, pode significar que você perdeu sua licença. Isso seria uma droga …

# 2: A licença de Octane cobre apenas um único software

Como mencionado acima, quando você compra uma licença Octane, só pode usá-la para o software 3D coberto em sua licença. Se você é um usuário do Cinema 4D, mas também usa o Houdini, o Maya ou qualquer outro software, atualmente você teria de comprar uma licença para cada aplicativo. Otoy anunciou que isso vai acabar com a Octane v.4. Mas, por enquanto, este ponto é o mais negativo de toda a lista.

 

Como posso aprender mais sobre o Octane Render?

Os fóruns do Otoy são bastante ativos, no entanto, a lista de recursos mais expansiva é do site de David Ariew. No site de David, você pode abrir a Octane com zero experiência e aprender a fazer praticamente qualquer coisa que precise fazer.

Mostre e conte-nos o que você está usando!

Quais motores de render externo você está usando ou está interessado? Deixa pra gente nos comentários =D

Artigos relacionados

Comentários

comments