Admito que não sou um usuário assíduo de plugins, mas isso não tira o mérito de usá-los ou, quando surge, de falar daqueles que podem fazer coisas bacanas em nossos projetos. Esse é o caso do Pastiche, um plugin desenvolvido pela Motion Boutique e que funciona tipo o Cloner Object do Cinema 4D.

O Pastiche permite que façamos uma espécie de colagem baseada em layers. Sejam imagens, textos ou logos, o Pastiche “olha” para a fonte original e a preenche com o que quisermos.

pst_collage.jpg

O Cinema 4D faz coisa semelhante com o Cloner Object em modo “object”. E é super bacana ver isso agora direto no After Effects, pois adiantará o processo demais, tendo em conta que não precisaríamos ir e vir do C4D.

No Pastiche, o usuário precisa criar uma composição com todas as camadas que deseja. Os criadores não especificam se há um número máximo de layers, então pode-se adicionar na medida do possível. No entanto, a versão trial do plugin permite apenas 25.

Em seguida, adicione uma layer que será a máscara por onde o plugin vai “olhar”. Depois basta selecionar a máscara, abrir o plug-in e clicar em criar colagem. Há ainda diversas opções para se alterar o visual final como o posicionamento das layers em modo aleatório, grade, radial, ou orgânico. Cada um lhe dá um resultado diferente em como as layers se posicionam e se comportam.Pode-se também definir controles para rotação, escala e opacidade.

Se isso não for o suficiente para obter o resultado desejado, ainda pode-se definir um mínimo e máximo para parâmetros como tamanho e opacidade. Cada vez que você faz uma alteração em suas configurações, basta atualizar no botão Create.

Dá pra fazer muita coisa com o Pastiche,  mas será que ele é tão bom e completo como o Cloner Object do C4D?

O pessoal do Motion Boutique adicionou um “motor” de animação que trabalha junto do plugin. Animando sua máscara, pode-se, organica e automaticamente, animar como suas layers se movimentam. Isso lembra os falloffs do C4D, certo?

Você pode escolher quantos frames quer animar e deixar um espaço entre eles. Além disso, o Pastiche vem com seu próprio conjunto de controles de amaciamento de keyframes, fora que rola um motion blur embutido também.

Como o Pastiche é relativamente novo, há muito a ser explorado, e o plugin parece ser rico em recursos. Mas a rapaziada do Motion Boutique já demonstrou até como usa-lo em conjunto com o Newton2:

Quem quiser pode adquirir o Pastiche no aescripts pela bagatela de 89 doletas.

 

Fonte: Motion Array

 

 

 

Comentários

comments