fbpx

Novos recursos do Photoshop e Illustrator CC 2020

Criatividade para todos é o tema principal do novo lançamento do CC 2020, que foi anunciado pela Adobe na MAX Conference. Essa próxima geração da Creative Cloud inclui centenas de novos recursos e avanços em sua linha de produtos. Confira as novidades do Photoshop e do Illustrator CC 2020.

Adobe Photoshop CC 2020

Yes I’m a Designer | Martin Perhiniak – Instrutor Adobe

1. Object Selection Tool (atalho de teclado: W)

Essa é provavelmente uma das novas ferramentas mais úteis introduzidas no Photoshop nas duas últimas versões. No CC 2019, obtivemos a Frame Tool, que deveria funcionar como uma Máscara de Recorte intuitiva, mas, na realidade, é bastante limitada. Por outro lado, esta nova ferramenta de seleção inteligente, desenvolvida pela inteligência artificial do Adobe Sensei, é um recurso brilhante que poupa muito tempo na seleção.

Ela tem dois modos: Laço e Retângulo, ambos funcionando de maneira semelhante às ferramentas de seleção conhecidas, mas com a diferença de que o limite de seleção se ajusta rapidamente ao assunto dentro da seleção. Eu testei isso e funciona muito eficientemente em todos os tipos de fotografias, não importa qual seja o assunto. 

Vale ressaltar que essa ferramenta também foi adicionada à workspace Select e Mask.

2. Transform Warp aprimorada

A opção Warp finalmente ganhou uma reformulação completa e se tornou muito mais poderosa. Em seu novo estado, tornou-se um concorrente digno do Puppet Warp and Liquify Filter. De certa forma, é semelhante ao Gradient Mesh do Illustrator, mas é usado para distorção.

A opção Warp costumava funcionar apenas com uma grade 3×3, enquanto a nova versão possui predefinições para 4×4, 5×5 e grades personalizadas de até 50×50. Você pode colocar manualmente os pontos de divisão na malha e usar os seguintes atalhos de teclado para fazer as reparações:

  • Tecla Alt / Opt para adicionar warp dividido de forma inteligente (detecta quando estiver perto das linhas de divisão existentes)
  • Tecla Shift para mover e girar vários anchor points
  • Tecla Delete para excluir qualquer anchor points

A GPU deve estar ativada nas Preferências para que esse recurso funcione.

3. Melhorias na transformação livre (Free Transform)

No CC 2019, os desenvolvedores atualizaram o comportamento do recurso Free Transform e fizeram a transformação padrão restringida proporcionalmente. Isso significa que não é mais necessário manter pressionada a tecla Shift para evitar esticar o conteúdo. No entanto, esse novo comportamento funcionou apenas em certos tipos de layers, não incluindo Smart Objects, por exemplo. Felizmente, no Photoshop CC 2020, eles corrigiram e adicionaram várias outras atualizações a esse recurso crucial:

  • Rotacione de qualquer distância
  • Vários “desfazer” disponíveis
  • Melhor visibilidade nas Shape Layers
  • Preferences > General – Use Legacy Free Transform  ou alterne a cadeia na Option Bar

4. Painel Propriedades aprimorado

O painel Propriedades agora está incluído em todos os principais aplicativos da Adobe Creative Cloud (Photoshop, Illustrator, InDesign). Ele serve como um hub central de recursos em cada software, combinando muitas funções de outros painéis, menus e barra de opções.

O painel Propriedades no Photoshop CC 2020 é sensível ao contexto, sempre atualizando e mostrando opções relevantes com base na layer selecionada no momento. Aqui estão algumas das atualizações e melhorias introduzidas nesta versão:

  • Remove Background  para layer de pixel
  • Converter Smart Object em layers (descompactar as layers de origem no local)
  • Propriedades do documento quando nenhuma layer está selecionada
  • Propriedades de Extended Type Layer (incluindo Transfer cluster / conjunto de opções não destrutivas de ângulo e Flipping)

5. Melhorias na workspace do Content-Aware Fill

Graças à opção Auto Sampling Area, a opção Content-Aware Fill leva a resultados iniciais muito melhores para todas as seleções. Essa opção facilita ainda mais a remoção de detalhes indesejados das fotos.

6. Painéis atualizados de Patterns, Gradients, Shapes, Swatches e Styles

No Photoshop CC 2020, temos uma maneira completamente refinada de trabalhar com Presets. Patterns , gradients, shapes, swatches e styles agora estão disponíveis como painéis individuais e foram removidos do desajeitado Preset Manager.

Graças a esta atualização, agora podemos finalmente criar grupos para cada um desses presets para mantê-los mais organizados.

A maior vantagem, no entanto, é a capacidade de arrastar e soltar todos os tipos de presets em qualquer tipo de layer. Também existem muitos novos presets modernos adicionados e os Layer Styles agora podem ser salvos nas bibliotecas do CC.

7. Filtro Lens Blur aprimorado

Agora é possível definir o ponto focal (Set Focal Point) no filtro Lens Blur, que funciona especialmente bem se você tiver o Depth Map disponível para uma fotografia. As fotos tiradas com o aplicativo Lightroom CC podem capturar essas informações se o recurso relevante Technology Preview estiver ativado nas configurações. As imagens HEIC capturadas dessa maneira armazenam informações de profundidade em um canal Alpha, que será ativado quando o Lens Blur for aberto.

Além da nova opção Set Focal Point, o filtro também recebeu um aumento de desempenho, utilizando a GPU.

8. Documentos na Nuvem

Com a introdução do Photoshop para iPad, a Adobe decidiu também criar um novo formato de arquivo (PSDC – Photoshop Cloud Document). Isso permite salvar arquivos de trabalho em layers do Photoshop na nuvem e disponibilizá-los em qualquer dispositivo conectado à Internet, incluindo iPads.

Você receberá uma notificação na primeira vez que tentar usar o comando Salvar como:

O aspecto mais interessante dos documentos na nuvem é que, em versões futuras, você poderá usá-los para colaborar com outras pessoas. Isso provavelmente significa que vários usuários poderão trabalhar no mesmo documento na nuvem do Photoshop simultaneamente, semelhante ao novo recurso introduzido no Adobe Xd.

9. Economizadores de tempo

Finalmente, aqui está uma lista de gemas adicionais introduzidas no Photoshop CC 2020:

  • Alt / Opt + clique em qualquer layer para ampliar o conteúdo (funciona também com grupos de layers)
  • Novo Documento mais rápido e Exportar como Janelas
  • Mantenha pressionada a tecla til (~) para transformar temporariamente o Brush atual em Borracha
  • Teclas de seta para girar o ângulo da ponta do Brush em 1 grau (Shift para girar 15 graus)
  • Opção Fechar Outros no menu Arquivo
  • Layer Comps agora podem acompanhar as configurações de Layer Comps do Smart Object
  • Importar do iPhone e iPad (somente Mac)

Adobe Illustrator CC 2020

Yes I’m a Designer | Martin Perhiniak – Instrutor Adobe

1. Simplify Path intuitiva

No Illustrator CC 2020, o recurso Simplify Path ficou muito mais inteligente e intuitivo de usar. Você pode reduzir significativamente a quantidade de anchor points nas suas ilustrações sem alterar reconhecidamente o contorno dos seus paths.

Você pode encontrar o recurso nos menus em Object > Path > Simplify Path.

Além disso, a ferramenta Remove Anchor Point Tool ficou mais inteligente também nesta versão, permitindo um algoritmo de redesenho do path mais preciso ao usar a ferramenta enquanto pressiona a tecla Shift . Com esse novo atalho, a ferramenta garantirá que seu path permaneça o mais próximo possível da forma original após remover os anchor points.

2. Background Save

Pode demorar muito tempo para salvar arquivos grandes no Illustrator e nas versões anteriores você precisava esperar até que a temida barra de progresso desaparecesse. Com o recurso Background Save do Illustrator CC 2020, esse não é mais o caso. Agora, toda vez que você salvar um documento, poderá continuar trabalhando no mesmo documento ou até abrir outro arquivo, enquanto o primeiro documento está sendo salvo em segundo plano.

Vale ressaltar que, neste ponto, a opção Background Save funciona apenas com o formato de arquivo nativo do Illustrator (AI) , mas espero que em breve também funcione com outros tipos comuns de arquivos (EPS, PDF, etc.).

Além disso, também existem muitas melhorias de desempenho, tornando o Illustrator CC 2020 funcionando notavelmente mais suave e com mais eficiência do que as versões anteriores.

3. Auto Spell Check

O Illustrator agora pode destacar automaticamente erros gramaticais em mais de 50 idiomas à medida que você digita o texto. Esse recurso ainda não é suportado nos idiomas do leste asiático. Esta opção não está ativa por padrão e precisa ser ativada nos menus: Edit > Spelling > Auto Spell Check

Se você preferir executar a verificação ortográfica manual, também poderá fazer isso iniciando o comando Spell Checking no mesmo menu acima ou pressionando o atalho do teclado Cmd / Ctrl + I.

4. Recolor Artwork para Freeform Gradient

Isso pode parecer uma pequena melhoria, mas para aqueles que usam esses dois recursos, muitas vezes isso muda o jogo. O Freeform Gradient foi inegavelmente o novo recurso mais interessante do Illustrator CC 2019 e, com esta atualização, ficou ainda melhor.

Recolor Artwork é o método de recoloração mais avançado do Illustrator e é ótimo poder aplicá-lo a objetos com Freeform Gradients nas cores de preenchimento.


Fonte: Yes I’m a Designer – All New Features in Creative Cloud 2020

Comentários

comments