fbpx

Se você está familiarizado com o After Effects, saiba que existe um script que permite background render. Claro que essa não é a única opção, já que o Adobe Media Encoder, como motor de render externo permite que se continue a trabalhar ao mesmo tempo em plano de fundo. Mas o script possui a vantagem de fazer melhor uso dos recursos de sua máquina.

Agora é a vez do The Foundry Nuke. O SmartRender é um script criado por Cragl VFX Tools, que não só permite renders em background, como otimiza a velocidade total do render. O script é considerado uma multi-threaded background render tool, que usa de maneira inteligente os recursos de hardware, acelerando de forma considerável o tempo de render no Nuke.

A ferramenta vem pronta pra funcionar, sem delongas. Mas se você tem alguma experiência com linguagem de script no Nuke, pode editar e customizar comandos no SmartRender, adequando-o às suas necessidades.

Resumão do SmartRender

  • Sistema multi-threaded background render para Nuke
  •  Acelera radicalmente o tempo de render
  • Render de múltiplos projetos
  • Feedback instantâneo
  • Log de informações avançadas
  • Permite customizar comandos

Mas o quão mais rápido pode ser o SmartRender em comparação ao render tradicional do Nuke? No vídeo abaixo, os caras fazem um comparativo entre o render padrão do Nuke e o script:

Caso não tenha assistido ao comparativo, os caras estavam usando um MacPro 6,1 3GHz 8-Core Intel Xeon E5 32GB 1866 MHz DDR3 e o resultado é assustador. Usando o script, o render ficou na casa dos 11 minutos e 56 segundos; enquanto o render padrão do Nuke foi pra 21 minutos e 40 segundos.

O SmartRender é, na verdade, a última adição na linha das “smart tools”, que são ferramentas para profissionais high-end que usam Nuke e Maya. Outras ferramentas da cragl vfx tools incluem o smartLib for Nuke, smartShelves, e smartRecents.

O SmartRender pode ser adquirido no aescripts+aeplugins pela bagatela de $25.00


Fonte: Lesterbanks

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments