O After Effects permite que usuários criem seus próprios fluxos de trabalho de forma limitada. Através de expressões JavaScript e Pseudo Efeitos, você provavelmente pode “mandar” o AE fazer algo que não faz por natureza. Mencionei “limitado”, porque embora essas personalizações estejam disponíveis, elas ainda são apenas uma forma de contornar uma limitação do próprio software – não há melhor maneira de explicar isso.

Pseudo Efeitos, hein?

Como exemplo, o AE permite que se crie os chamados Pseudo Efeitos (Pseudo Effects), que são basicamente a organização de controladores que oferecem um conjunto mais familiar às predefinições do AE. Podemos chama-los de Pseudo Efeitos, pois são ferramentas construídas por nós e não se incluem nos efeitos reais do painel de controles de efeitos. O After Effects tem alguns controles incorporados, mas é necessário adicioná-los separadamente. Se você precisa de algo que não é oferecido nativamente, tem de criar através de XML ou coisas do gênero.

Novamente, o AE oferece um recurso para os usuários, neste caso, uma personalização fácil, com poucas maneiras de realmente gerenciá-la. Assim, com a política não expressa do AE em deixar coisas super-importantes para desenvolvedores, uma ferramenta de terceiros veio para salvar o dia.

Pseudo Effects Maker

Pseudo Effect Maker Overview

O Pseudo Effect Maker, da BatchFrame, oferece uma maneira super-simples e amigável para rapidamente desenvolver, organizar e aplicar controles de efeitos personalizados. Você pode continuar trabalhando, fazendo com que os controles direcionem expressões e camadas dentro do seu projeto. A coisa toda pode ser salva como predefinição para que possam ser reutilizados.

Esta não é uma ideia nova. Quatro anos atrás, existia uma ferramenta chamada Slim Expression Controls para After Effects que permitem criar, organizar, definir padrões, e instalar Pseudo Efeitos como se fossem efeitos reais. Essa ferramenta foi descontinuada.

O Pseudo Effects Maker está saindo por $20,00 no aescripts+aeplugins.


FONTE – Lesterbanks

Comentários

comments