Squall é um plug-in para After Effects que converte animações vetoriais em código para iOS em tempo real. E, com o aplicativo complementar, Squall permite que visualizemos as animações no telefone sem sair do After Effects.

Soou como mágica ou bruxaria? Pois é, nós também achamos.

Embora o Squall transforme a parte de criar e animar interfaces para dispositivos móveis em algo super fácil, a configuração não é necessariamente para iniciantes.

Para utilizar plenamente as funcionalidades do Squall, você precisa de uma cópia do After Effect CC 2015 ou superior. Também vai precisar instalar o Squall SDK, que por si só precisa do Xcode 7.0 ou posterior para trabalhar. Não esqueçamos do app do Squall para iPhone, para que tenha previews, afinal a bruxaria é essa. Isso requer pelo menos iOS 8, já que nesse momento o Squall só tem suporte ao iOS.

Felizmente, o desenvolvedor do Squall, Marcus Eckert, incluiu um guia de instalação acessível no site oficial para ajudar a rapaziada a fazer o treco funcionar.

clipboardHero

Certo?

Depois que tudo estiver instalado, você precisa dar ao Squall acesso à rede e a capacidade exportar animações, isso permite que tenha as tão notórias pré-visualizações em seu dispositivo móvel.

Trabalhando no Squall, pode-se exportar arquivos que serão interpretados pelo SDK para o aplicativo, ou então pode-se usar o modo de área de transferência para copiar e colar o código gerado. Um certo número de propriedades funcionará na animação, mas não todos. Por exemplo, as interpolações linear, bezier, e hold keyframes funcionarão. Propriedades como posição, escala, opacidade, rotação e visibilidade funcionam também. E Eckert afirma que animações em 3D são suportadas, mas podem ficar um pouco diferentes das originais do After Effects.

Em outras palavras, prepare-se para ter de fazer alguns testes e ver o que funciona ou não no iPhone.

Squall parece ser um grande passo para fazer a ponte entre animações em After Effects e aplicar essas animações em código em apps móveis. Mas talvez seja apenas o começo.

A extensão é nova, e a partir de discussões na página Facebook do aplicativo, parece que existem alguns bugs para ajeitar. Além disso, o processo de instalação e todas as ferramentas necessárias, não o torna exatamente uma ferramente tão simples. No entanto, quando funcionar corretamente, o Squall economizará muito tempo e energia para animadores com foco em criar animações para apps de iPhone.

Quem quiser pode baixar o trial do Squall, mas ela permite apenas animações de um segundo. O Squall full está saindo por US$99 por lá também.

O aplicativo para iPhone Squall e SDK são gratuitos para download.

Fonte: Motion Array

Comentários

comments