Bezier Curves: importantes aliadas de editores de vídeo.

As Bezier Curves ou Curvas de Bezier foram criadas originalmente para projetar produtos (especificamente automóveis). Atualmente, elas são  suas melhores amigas para interpolação de keyframes dentro de vários softwares.

Ao trabalhar com edição de vídeo é importante entendermos com clareza as opções de Bezier Curves. Pois, ao longo da história, elas foram aperfeiçoadas dentro de programas Adobe como o Premiere Pro e o After Effects. Ao ponto de termos possibilidades, na edição, antes possíveis apenas em softwares de animação.

Quem passou pelas inúmeras atualizações do Premiere Pro, sabe o quanto as opções de Bezier evoluíram dentro deste software. Ou melhor, passaram a existir de verdade. Ao trabalhar com keyframes dentro do Premiere Pro, note que há várias opções semelhantes entre si para suavizar os objetos que se movimentam na tela. Isso ocorre com diferentes atributos (Posição, escala, rotação e etc), arquivos, objetos, e, até marcações em clipes de áudio. Portanto, é importante saber escolher a opção de Bezier correta para cada situação.

Então, vamos mergulhar no que as Bezier Curves oferecem na hora de editar aquele vídeo maroto e como você poderá usá-las em seu próximo projeto.

O que são Bezier Curves.

Este vídeo de Peter Nowell, demonstra como os computadores desenham as curvas de Bezier, quando usadas dentro de softwares. Este vídeo é parte do artigo, de mesmo autor, Mastering the Bezier Curve in Sketch, .

História

Com base nos teoremas matemáticos do polinômio de Bernstein, a moderna “Curva Bézier” foi criada por um engenheiro francês chamado Pierre Bézier, que as utilizou para ajudar com seu trabalho como designer de automóveis na França. A base da curva de Bezier é como modelar curvas suaves que são indefinidamente escaláveis e descompactadas pelos limites da rasterização.

“Se você estiver editando um vídeo, por exemplo, as curvas de Bezier podem especificar a velocidade ao longo do tempo de um objeto que se desloca de um ponto A para um ponto B – em vez de simplesmente se mover em um número fixo de pixels por etapa (Wikipédia). “

Usando as Bezier Curves na prática

Via premium Beat

Então, como usamos as Bezier Curves ao editar um vídeo? Bem, ao trabalhar com movimentos de um objeto, por exemplo, marcamos os keyframes de um ponto A a outro ponto B na timeline, portanto, caso quiséssemos amaciar este movimento, as Bezier Curves são as melhores opções para tal. (em oposição à interpolação linear, em que os valores mudam a um ritmo consistente do ponto A ao ponto B).

Outro exemplo seria, se você estivesse trabalhando com dois keyframes (movimento, escala, rotação ou opacidade), poderia utilizar as Bezier Curves para ditar o ritmo de transição entre o ponto A e B. Ou, em uma outra sequência, você pode usar a curva Bezier para trabalhar com faixas de áudio ao alterar o volume em fade in.

Compreendendo as diferentes opções de Bezier Curves.

Via Premium Beat

Uma vez que você tenha marcado seus keyframes, você tem várias opções de Bezier Curves à sua disposição. No Premiere Pro, as opções padrão incluem Linear, Bezier, Auto-Bezier, Continuous Bezier, Hold, Ease In e Ease Out.

Cada qual opera de uma forma diferente da outra, porém esta diferença, em alguns casos, é tênue. Você terá de experimentá-las sozinhos para ter uma idéia de qual opção é a ideal para determinado projeto. Aqui vai a definição de cada uma:

Linear: taxa de variação consistente entre os keyframes do início ao fim.

Bezier: permite ajustes manuais na forma da curva e na taxa de mudança em ambos os lados do keyframe.

Auto-Bezier: Como o manual Bezier, o auto-Bezier cria automaticamente uma taxa de troca suave através de cada keyframe.

Continuous Bezier: Semelhante ao Bezier e auto-Bezier, esta opção ainda lhe permite alterar a forma da curva em um dos lados do keyframe.

Hold: Altera o valor de um keyframe sem efeito grtadual.

Ease In: Simplesmente diminui a mudança de valor ao inserir um keyframe.

Ease Out: simplesmente retarda a mudança de valor ao sair de um keyframe.

Minha sugestão é que você use e teste a vontade, pois somente praticando conseguirá entender as diferenças e aplicabilidade das Bezier Curves nos softwares de edição.

Este artigo é uma tradução livre do original de JOURDAN ALDREDGE, via Premium Beat.

Comentários

comments