Aqui no Layer Lemonade não levantamos bandeira em favor definitivo a nenhum software. Acreditamos que não existam ferramentas máximas para nada, e isso permite que vaguemos de lá para cá e testemos o que mais nos agrada.

É claro que focar em apenas um programa facilita a aprofundar a técnica e tal, mas isso não quer dizer que precisamos ficar reféns de certos softwares.

Cansado do Cinema 4D? Tente o Blender. Deu pra bola com o After Effects? Teste o HitFilm Pro. Entediado ao editar no Premiere Pro ou Final Cut? Eis o DaVinci Resolve.

O DaVinci Resolve é mais do que a melhor plataforma de colorização do mundo – é um software de edição completo. Muitos montadores estão migrando para ele. Vejamos os motivos.


Por mais de uma década, o DaVinci Resolve tem sido a solução da indústria para correção de cor. No entanto, tudo mudou em 2014, quando a Blackmagic Design introduziu recursos de edição de vídeo no software. Aos usuários foi prometida a capacidade de editar seus projetos inteiramente no Resolve, sem nunca abrir o Premiere Pro, Final Cut Pro ou Media Composer.

O lançamento em 2014 foi bem recebido, mas algumas características básicas como edição multi-cam estavam faltando. Desde então, o Resolve recebeu algumas atualizações importantes para se tornar uma plataforma de edição de vídeo comparável ao Final Cut Pro e Premiere Pro.

Alguns profissionais da indústria começaram, então, a migrar para o DaVinci. Mais recentemente, Dave Dugdale revelou que estará mudando para o Resolve por diversas razões – uma das quais é a característica avançada de controle de cor. No entanto, parece que o suporte da SLOG fez essa mudança ser tão atraente. O vídeo a seguir explica melhor os motivos de sua migração para DaVinci Resolve.

Se trabalho com After Effects a todo momento, faz total sentido editar no Premiere Pro. – Dave Dugdale

No vídeo, Dugdale afirma que o Premiere Pro tem atualmente uma ligeira vantagem sobre DaVinci Resolve, quando se trata de edição de vídeo 4K. Mas se você trabalha principalmente em um formato HD, ambas aplicações são essencialmente iguais.

A coisa mais importante a considerar quando for fazer a transição do Premiere Pro para DaVinci Resolve é a perda do ecossistema de aplicativos Creative Cloud. Com o Premiere, pode-se facilmente importar comps do After Effects, timelines do Audition, documentos do Photoshop em segundos e etc. Isso faz do Premiere um grande software colaborativo. Se você usar mais o Photoshop em seu fluxo de trabalho do dia-a-dia, não tem sentido fazer a transição para o Resolve, já que estará pagando a mensalidade do Adobe CC.


1 – É gratuito

Sick of Premiere Pro? Try Editing in DaVinci Resolve - DaVinci Resolve Timeline

imagem via The Beat

A vantagem mais óbvia de usar o DaVinci Resolve é que é grátis. Na verdade, se você fizer a mudança do Premiere Pro para o DaVinci Resolve, pode economizar R$ 210,00 por mês. Mas não pense que o Resolve é menos útil por ser grátis. Não existe software gratuito mais completo para edição e colorização do que esse.

Claro, se você está trabalhando num projeto maior, que exige a integração superfície de controle de cor ou gradação de cores estereoscópicas, pode-se atualizar para a versão Studio por US$995. A Blackmagic tem um gráfico que compara as versões gratuitas e pagas.


2 – Ferramentas de correção de cores

Sick of Premiere Pro? Try Editing in DaVinci Resolve - Advanced Color Grading Tools

imagem via Blackmagic Design

As ferramentas de color grading são a principal razão para que coloristas profissionais prefiram o DaVinci Resolve acima de qualquer outro software. Usando sua interface baseada em nodes, os usuários podem editar imagens em alta resolução com incríveis níveis de precisão. O Resolve possui todas as funcionalidades que coloristas de plantão precisam, incluindo:

  • Automatic Color Matching
  • Primary Color Adjustments
  • Secondary Color Adjustments
  • LUT Support
  • HSL Curves
  • Real-time Noise Reduction (somente na versão Studio)

No entanto, o DaVinci Resolve tem mais ferramentas que a maioria dos softwares de edição que costumamos usar. O mesmo não pode ser dito sobre as ferramentas de cor do Premiere Pro.


3 – É uma plataforma de edição completa

Sick of Premiere Pro? Try Editing in DaVinci Resolve - DaVinci Resolve Audio Options

As ferramentas avançadas de áudio do Resolve são comparadas as do FC ou PP – via The Beat

As funcionalidades de edição do DaVinci Resolve têm apenas cerca de dois anos de existência e no entanto, tornou-se rapidamente uma das opções de software mais populares para editores de vídeo. Com recursos como edição multi-cam, uma linha do tempo multi-track, e graph-editable keyframe paths, não há aparentemente nenhuma técnica de edição que não possa ser realizada utilizando DaVinci Resolve.

Uma das coisas que surpreende no Resolve: as opções avançadas de keyframes. Imagina-se utilizar outro software para criação de keyframes lineares, mas o Resolve dá aos usuários o controle completo sobre suas interpolações de keyframes. Os usuários familiarizados com movimentos suaves do After Effects não terão problemas para fazer o mesmo no Resolve.

Sick of Premiere Pro? Try Editing in DaVinci Resolve - DaVinci Resolve Features


Assim, se você está cansado do Premiere Pro ou mesmo do Final Cut, dê uma chance ao Resolve e veja se ele lhe apetece. Não custa nada – literalmente -, e pode no mínimo mudar sua percepção sobre o software.

 

Fonte: The Beat

 

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