Seguinte: não é por trabalharmos com Motion Design e animação, que vez ou outra não abrimos um software de edição não linear tipo Final Cut e Premiere. Dito isso, você que trabalha com Final Cut Pro 7 – ou X -, e quer migrar seu workflow para o Premiere pode seguir esses passos para que seu projeto em andamento não vá pro espaço.

Atenção a versão que usa

Muita gente ainda vaga pelo mundo antigo do Final Cut Pro 7, outros já usam e abusam das funcionalidades da versão X – mais pesada, convenhamos -, o fato é que dependendo da versão que usa a migração ocorre de forma diferente.

O FC 7 gera um arquivo padrão .xml que o Premiere CC pode acessar na hora. Já o FC X cria um confuso .fcpxml e por isso exige um passo a mais para que o Premiere CC possa usa-lo.

Final Cut Pro 7

Final Cut Pro 7 XML

Final Cut Pro 7 XML

Esse é fácil. Abra o FC 7 e escolha o projeto que deseja migrar. Você só precisa do arquivo de projeto, pois pode reconectar mídias mais adiante. Para exportar uma certa sequência, selecione-a; caso queira exportar o projeto inteiro, basta não selecionar nenhuma sequência.

Vá em File -> Export -> XML. Quando uma caixa de diálogo surgir, mantenha o padrão Apple XML Interchange Format Version 5. Salve e pronto.

Agora simplesmente abra um projeto – ou crie um novo -, no Premiere CC. Então vá em File -> Import. Localize o arquivo .xml que o FC 7 gerou e o abra. Todas informações deverão aparecer na mesma hierarquia já existente no FC 7. Se as mídias do projeto migrado estiverem no mesmo lugar raiz do HDD, provavelmente não haverá necessidade de re-link.

Final Cut Pro X

Apesar de funcionar de maneira similar, o FC X exige um passo extra para converter o .fcpxml que ele gera para .xml.

Novamente, abra o projeto desejado no FC X e exporte indo em File -> Export XML. Salve o arquivo onde quiser e adiante.

Depois disso, você precisará de uma ferramenta chamada XtoCC para a conversão. Esse software é pago, e custa $49,99 na Mac app store. Parece caro, mas se você trabalha com macOS, terá de fazer esse sacrifício.

Usando o XtoCC, abra o arquivo .fcpxml que o FC X gerou e o salve novamente como um .xml. Depois basta realizar os mesmos passos de antes no Premiere Pro CC.

Nota

Apesar dos arquivos .xml serem genéricos e funcionarem entre várias plataformas e softwares, eles não são perfeitos. Às vezes, certos efeitos e plug-ins são traduzidos erroneamente. Note que usando essa técnica de migração, você será capaz de ter quase tudo no lugar, mas provavelmente terá de editar algo aqui e ali para que tudo se pareça como antes.

Aqui há uma lista de efeitos suportados quando se migra um projeto do FC para o Premiere. Pode não ser uma ciência exata, mas é a maneira mais rápida de se migrar projetos entre softwares diferentes.

 

Fonte: Motion Array

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments