Seleção de curtas animados pro Festival de Cannes

O Festival de Cannes anunciou nessa terça feira (23) as seleções oficiais para a competição de Curtas e também para o programa estudantil La Cinef.

Desse modo, entre 4.420 filmes, selecionaram 11 curtas, dos quais apenas 2 eram de animação. E são eles:

Volcelest (França)

Direção: Éric Briche
Produção: Miyu Productions

Sinopse: O inverno chegou. Fuseline, a pequena doninha empobrecida pela falta de comida, foge de seu ambiente selvagem para sobreviver e se instala perto da fazenda e suas galinhas. Dessa forma, sua chegada ameaça a precariedade do homem.

Les Belles Cicatrices (França)

Direção:  Raphaël Jouzeau 

Produção: Balade Sauvage Prod.

Sinopse: Gaspard ainda ama Leïla. Contudo, um mês depois de ela tê-lo deixado, eles se encontram no mesmo bar lotado. Desse modo, quando o encontro dá errado e ele sente as lágrimas chegando, Gaspard se refugia sob a toalha da mesa. Longe da vista e mais perto das lembranças…

Já o La Cinef selecionou 18 curtas dentre 2.263 filmes inscritos por estudantes de escolas de cinema de todo o mundo. E desses 18 curtas, 4 foram de animação. E são eles:

Bunnyhood (Reino Unido)

Direção: Mansi Maheshwari

Instituição: National Film and Television School (NFTS)

Sinopse: “Minha mãe nunca mentiria para mim, não é?” Bobby, inocente, descobre a resposta para essa pergunta quando é surpreendida por uma viagem de última hora ao hospital.

Crow Man (Líbano)

Direção: Yohann Abdelnour
Instituição: Académie Libanaise des Beaux Arts (ALBA)

Sinopse: No meio da floresta escura, ao lado de um lago, uma menininha e seu avô vivem juntos em uma pequena cabana de madeira. Contudo, o velho está doente e lentamente se aproximando da morte. Além disso, a Morte, uma criatura bizarra, está vindo buscá-lo. A menininha sabe disso e quer confrontar a Morte e matá-la.

Plevel (República Tcheca)

Direção: Pola Kazak

Instituiçao: Film and TV School of the Academy of Performing Arts in Prague (FAMU)

Sinopse: Longe, muito longe, campos intermináveis cobertos de ervas daninhas se estendem até o infinito. Além disso, um belo jardim está escondido no meio deles, e é cuidadosamente mantido pelo Jardineiro. Porém, sua resistência é posta à prova quando uma tempestade severa irrompe e seu jardim é inundado com sementes de ervas daninhas. Esse encontro inocente cresce lentamente em uma luta de vida e morte. O Jardineiro faz o seu melhor para derrotar essa força elemental, mas seu medo e seu desejo de resistir aos intrusos a todo custo colocam todo o seu mundo em risco.

Echoes (França)

Direção: Robinson Drossos 

Instituição: National School of Decorative Arts (ENSAD)

Sinopse: Antes de mais nada, Echoes é uma aventura contemplativa nas profundezas de um mundo atribulado. Guiados por uma melodia distante ressoando no concreto e na rocha, seguimos um personagem vagando em profundezas escuras. Desse modo, através de jogos de sombras e luzes, descobrimos ao lado dele cenários que alternam entre o realismo e o onírico. Lugares estranhos são delineados à luz do feixe de sua lanterna e o som das gotas de água no chão pontua nossos passos. Ao longe, ouve-se uma música abafada, de onde vem?

Comentários

comments