fbpx

Adicione sons aos seus vídeos em tempo real com o Audio Design Desk

O Audio Design Desk é feito para ser veloz. É uma nova versão de uma estação de trabalho de áudio digital (DAW – Digital Audio Workstation) que utiliza ferramentas AI-Assisted e uma enorme biblioteca de sons para ajudar os filmmakers a criar e gerenciar fluxos de trabalho em tempo real.  

Via https://www.add.app/

O Audio Design Desk terá seu lançamento oficial na NAB, mas a empresa por trás do software esteve na NAMM 2020 em meados de janeiro e acaba de ser nomeada entre as cinco principais empresas inovadoras da SXSW na categoria de áudio, que foi conquistada pela Microsoft em 2018, com seu projeto Hands-Free Music.

Como de costume em tantas outras ferramentas, o Audio Design Desk (ou abreviado add.app) nasce da necessidade, quando Gabriel Cowan, frustrado com o processo criativo demorado que ele teve que passar ao encontrar e colocar efeitos sonoros, sound design e música para seus filmes, decidiu enfrentar esses desafios criando uma ferramenta capaz de fazer o trabalho duro e modernizar esse fluxo de trabalho.

Cowan se uniu ao parceiro criativo Sam Music, também um artista de gravação multi-platina e aclamado sound designer, que criou sons para trailers de grandes sucessos, como Homem-Aranha, Guerra Mundial Z, Rogue One e muitos outros. Usando os sons de Sam, Cowan e Music uniram forças com Ryan Francesconi, um talentoso engenheiro de música e software que foi o principal colaborador do AudioKit e das tecnologias de streaming que sustentam os gostos do YouTube, para desenvolver o aplicativo de software de áudio inovador que realmente transformaria a arte do som para filme e permitir que qualquer pessoa crie paisagens sonoras com qualidade de cinema em segundos.

Como funciona

Depois de importar o vídeo para um projeto, você assiste a reprodução e pressiona uma tecla no teclado do computador e o efeito sonoro associado a essa tecla será automaticamente colocado e sincronizado na timeline. Se o vídeo mostra alguém entrando em uma sala, você pode colocar um efeito sonoro de passos a cada etapa enquanto assiste em tempo real. Não é necessário arrastar e soltar manualmente cada elemento de som na timeline, embora o programa permita que você faça isso como qualquer outro DAW.

Os efeitos sonoros são colocados com o ponto de pico mais alto sincronizado exatamente onde você clicou e são ajustados para a latência. Depois que todos os elementos estiverem definidos, você poderá ouvir novos sons automaticamente. O Audio Design Desk extrai de sua enorme biblioteca de 20.000 efeitos sonoros formatados em AAC e os substitui sem perder a sincronização. Os elementos também podem ser ajustados automaticamente para humor, gênero ou sensação, criando composições infinitas. Tudo pode ser feito manualmente também. 

Assista ao Tutorial de Efeitos Sonoros

A música pode ser adicionada a um projeto pressionando “Z” ou indo para a guia Música e selecionando uma faixa. Você também pode adicionar sua própria música à biblioteca.

Assista ao Tutorial de Música

Importando novos sons

Qualquer som que você importar pode executar da mesma maneira que os incluídos na biblioteca. O programa possui um importador de som inteligente para anexar metadados, permitindo que o arquivo seja sincronizado automaticamente com a timeline. 

Formatos suportados

O programa permite importar áudio WAV, MP3, AAC ou AIF. Para vídeo, MOV, MP4, M4V e MPG são suportados. O vídeo exportado é MP4, M4V ou Apple ProRes 422 LPCM e o áudio é limitado apenas a WAV.

Curiosamente, o programa permite importar vídeos do YouTube e Vimeo diretamente para um projeto usando o link através da opção “Open Remote Video”. Isso ignora a necessidade de baixar vídeos separadamente.

Mesa de design de áudio

Machine Learning

O Audio Design Desk foi criado para aprender o que você gosta e rejeitar o que não gosta, ajustando-se ao seu gosto ao longo do tempo. Esperamos que haja uma maneira de desativar essa opção, pois os elementos sonoros variam de uma história para outra, mas é um conceito interessante. Teremos que esperar e ver exatamente como isso funciona com o tempo.

Integração

Os projetos podem ser facilmente exportados para outros editores não lineares ou DAWs, incluindo Adobe Premiere Pro , Final Cut Pro, Logic, DaVinci Resolve, Avid Media Composer e Pro Tools. Você pode exportar composições como um arquivo XML ou AAF para sincronização. O software também funciona com controladores de hardware como o Elgato Stream Deck.

Mesa de design de áudio

Compatibilidade

No momento, está disponível apenas para o macOS com 10.13 ou superior. Você precisará de 8 GB de RAM e 1 GB de espaço livre em disco para instalar o programa. Nenhuma Escola de Cinema conversou com seu criador, Gabriel Cowan, e ele disse que uma versão para PC está por vir.

Preço e disponibilidade

O programa é baseado em assinatura. Cada assinatura recebe uma licença que pode ser usada em um único dispositivo. No entanto, se você precisar estender a licença para várias máquinas, entre em contato com o Audio Design Desk para obter informações sobre a expansão.  

  • Tier 1: US $ 14,99 / mês: o nível básico de assinatura fornece tudo o que você precisa para começar e inclui atualizações trimestrais do pacote de som.
  • Tier 2: US $ 29,99 / mês: essa opção adiciona suporte à integração para exportação AAF, XML e Cuesheet. Ele também tem acesso a pacotes de som de alta qualidade. Se você planeja integrar-se ao Adobe, Avid ou Pro Tools, esta é a opção que você precisará.

Considerações finais

O Audio Design Desk é um conceito interessante. Definitivamente, abre novas portas para aqueles que não descobriram a importância do sound design e da edição. Mas há uma curva de aprendizado com o programa, pois levará tempo para se familiarizar com todas as teclas digitadas.

Os dois níveis de assinatura diferentes são incômodos. Seria melhor se a integração fosse incluída por US $ 14,99, pois é difícil reduzir o custo adicional da exportação para arquivos AAF ou XML padrão do setor. Eu também gostaria que houvesse uma opção que não fosse baseada em assinatura – uma licença perpétua para possuir o programa completamente. Embora cada opção adicione novos sons trimestralmente, será difícil saber a qualidade, quantidade e gênero que você está recebendo até chegar. 

No entanto, eu posso ver o programa se tornando um favorito entre os novos no design de som, especialmente os usuários de mídia social. Você pode descobrir como funciona para você através de uma avaliação gratuita de 30 dias visitando aqui .


Fonte: No Film School – Add Sounds in Real-Time with Audio Design Desk

Comentários

comments