Se você está cansado das aplicações 3D convencionais, com suas malhas de ultra resolução, shaders, lights e motores de render via GPU, o MagicaVoxel pode resolver. Trata-se de um software ridiculamente leve e totalmente voltado para criação de ambientes, objetos e o que mais quisermos numa pegada voxel 3D 8-bit.

Voxel

Arte Voxel por Sir Carma – via Behance

O termo “voxel” é um neologismo com origem na junção de duas palavras: volume e pixel (sendo “pixel” a junção, na língua inglesa, das palavras picture e element). Assim, um “voxel” representa certo valor em um gride regular no espaço tridimensional. Como pixels em bitmaps, os voxels em si não têm suas posições (coordenadas) explicitamente codificadas junto aos seus valores. Pelo contrário, a posição de um voxel é deduzida em relação a outros voxels. 

MagicaVoxel

O MagicaVoxel é gratuito e além das capacidades supracitadas, ainda possui motor de render próprio. A aplicação não traz consigo uma grande carta de ferramentas, na verdade é tudo bem simples.

De todo modo, como é algo diferente do convencional, o MagicaVoxel pode ser difícil para alguns. Por isso, Aaron Robbins criou um vídeo explicando como usar o app.

Aaron demonstra cada Brush, Brush Mode e Brush Settings que o MagicaVoxel possui. E apesar de parecer que há muita coisa, na verdade são apenas seis brushes para escolher – podendo usá-los em quatro diferentes modos: attach, erase, paint e move.

Se você ficou curioso sobre o MagicaVoxel, dê uma conferida no vídeo abaixo e baixe-o em seu site oficial. É gratuito e roda em macOS e Windows.


Fonte: Lesterbanks

imagem do topo by Sir Carma | via Behance

Comentários

comments