A NAB Show rola em Las Vegas todo ano trazendo novidades de hardware e software para indústria de animação, VFX e motion design. Nós já falamos sobre as novas que a Adobe soltou por lá, mas se você não acompanhou o que rolou inteiramente, aqui vão algumas das melhores novidades relacionadas.

NVidia Quadro M2000

quadro_m2000_688

A nova placa gráfica de entrada da Nvidia para workstations é a Quadro M2000. Ela é compacta e tem 768 CUDA cores, 4GB de RAM GDRR5, suporte a 3 PCIe, 128bit de memória e banda de 106BBps.

A M2000 veio para substituir a K2200, que era baseada na antiga plataforma Keplar (a M2000 usa arquitetura Maxwell). A nova M2000 suporta até quatro monitores 4K via Displayport.

 

LaCie 12big Thunderbolt 3

lacie_12big-right-bird-eye_hr

Parecendo mais um arranha-céu do que dispositivo de armazenagem, o novo Lacie 12big foi desenhado para tirar proveito da velocidade de conexões Thunderbolt 3, mantendo a confiabilidade da redundância RAID. O 12big suporta até 12 discos somando incríveis 96TB de capacidade em configurações RAID.

Ele permite que programas leiam arquivos a 2,600MBps usando RAID 6, ou 2,400MBps quando configurados em modo RAID 5. A LaCie diz que seu novo 12big Thunderbolt 3 pode ficar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana e com garantia de 5 anos. Estará disponível no verão americano nas versões 48TB, 72TB e 96TB.

The Foundry Nuke 10 e Cara VR

vectorblur_22

 

A The Foundry garante que as 3 versões do Nuke estão mais estáveis e rápidas do que antes. Todas foram otimizadas e coisas como Roto Paint e Vector Blur receberam atenção especial. Ajustes na timeline e na transcodificação de mídias também estão entre as novas, bem como suporte a múltiplas placas de vídeo Nvidia e aceleração nos nodes acelerados por elas.

A versão Nuke X e Studio ganharam ferramentas Smart Vector para trabalhos de clean-up. O Nuke Studio um novo Soft Effect para ser usado quando editado na timeline, que inclui chroma-key e correção de cor em tempo real.

colorcorrect2

Atualizações virão nas próximas semanas.

Saiu também o beta do Cara VR, um novo plugin para Nuke que permite trabalhar com vídeo em 360. O plugin oferece ótimas ferramentas para unir shots de múltiplas câmeras, ferramentas de rotoscopia e a habilidade de visualizar previews usando o Oculus Rift.

Autodesk Maya 2016, 3ds Max 2017 e Flame 2017

motion-design-1

A Autodesk revelou as versões 2017 do 3ds Max e Flame, mais um update para o Maya 2016 que inclui novas ferramentas para motion design, rig rápido e melhorias nas configurações de render.

Flame 2017 inclui a ferramenta Camera Fx para composições 3D, Colour Grading vindo do Lustre e aperfeiçoamento no sistema de cores. Já o 3ds Max 2017 ganhou um update de interface que ampara telas hiDPI, mais o Autodesk Raytracer Renderer (motor de render baseado em física), novas bibliotecas, etc.

Todos três updates já estão disponíveis.

maya_2016_ext2_quickrig

A plataforma Zync (render do Google), anunciou uma melhor integração com o Maya 2016. O Zync permite que se renderize cenas em servidores baseados na nuvem ao invés de usar render farm local. Assim, profissionais freelancers ou estúdios podem continuar a trabalhar e aumentar sua capacidade de absorção de trabalhos sem atrapalhar a pipeline. Aliás, pode-se usar Arnold, V-Ray e Renderman.

Um novo plugin para Maya 2016 conecta-se a uma versão do Maya que roda na nuvem e que, diz o Google, agiliza o upload em até 10x.

Iray for Cinema 4D

rendered-in-iray-for-c4d

Anteriormente disponível apenas para Maya e 3ds Max, o Iray da Nvidia está sendo liberado pra galera do Cinema 4D.
O plugin permite que o usuário veja e interaja com versões altamente acuradas de suas cenas diretamente no viewport, assim como no render final. O Iray faz uso das tecnologias de aceleração da Nvidia, e entrega uma performance de alto nível. Ele pode ser usado com placas Quadro instaladas em máquinas solo ou através dos boxes Quadro VCA de sua rede

HP Z1 G3

hp-z1_front-2

O HP Z1 G3 é uma workstation all-in-one que usa processadores Skylake, 64GB de RAM, novas placas gráficas da Nvidia e armazenamento rápido. Menor e mais barato que seu predecessor, o Z1 agora vem em 21″ (o modelo antigo era 27″).

Lytro Cinema Camera

lytro_1-800x444

Seguindo o lançamento da Immerge VR câmera em Novembro – que ainda será um protótipo -, a Lytro disponibilizou o sistema Lytro Cinema. Ele permite que cineastas capturem imagens com informações de campo de luz para cada pixel. Isso significa que saberemos quão distante da câmera cada pixel está – o famoso Z-depth -, assim como cores e brilho.

O uso mais simples disso é eliminar completamente a necessidade de se filmar com greenscreens, pois a Lytro  Cinema permite que se selecione um pixel a determinada distância da câmera e se produza um alpha perfeito.

Fonte: Digital Arts

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments