Spine 3.6 é lançado, e o After Effects que se cuide!

A versão 3.6 do Spine chegou, e a Esoteric Software adicionou ferramentas de Weight Painting, Clipping e Tint Black para sua incrível ferramenta de animação 2D. A equipe da Esoteric comenta o novo lançamento dizendo que: “O foco é principalmente em coisas que incomodavam usuários – e nós mesmos -, por algum tempo, incluindo centenas de pequenas melhorias nos recursos existentes e correções de bugs. Além disso, conseguimos adicionar algumas ótimas ferramentas primordiais”.

Pra quem não sabe, o Spine é um software que se assemelha a magia negra, criando animações com aspectos 3D, mas com objetos puramente 2D. Ele é majoritariamente usado na indústria de games, mas há quem diga que sua nova versão permite que o usemos para Motion Design.

Preview de animação enquanto se trabalha

Parece bobagem, mas uma nova funcionalidade do Spine 3.6 é a capacidade de visualizar suas animações enquanto se edita essa mesma animação. A sacada é que você pode configurar e editar suas animações à medida que a visualização está em execução. A Esoteric diz que: “A utilidade de ver sua animação ao mesmo tempo que está editando essa animação não pode ser medida”. Concordo completamente.

Spine para Motion Graphics?

De acordo com Bob Byrne, da Big Bad Studios, a nova versão do Spine pode substituir o After Effects em muitas tarefas.

“O Spine não é apenas para rig e animação de personagem. Você pode usá-lo para TODOS os tipos de animação, pois ele é essencialmente é um aplicativo para Motion Design. Essa foi uma revelação para mim”. – Bob Byrne

Além disso, Bob comenta que o Spine para animação de personagens é mais promissor que o After Effects:

“Outro fator que me fez pensar em substituir o After Effects pelo Spine, é o novo recurso de animação de personagem. Atualmente, é como se fosse um truque, uma coisa boba para mostrar a seu sobrinho e sobrinha, mas tenho certeza de que gamedevs já estão tentando usá-lo em produção.

Mas, com isso crescendo, o Spine se fortalece como opção. Enquanto a Adobe gasta zilhões para comercializar isso, expondo e educando as massas sobre plataformas de animação, a Spine cresce silenciosamente”. – Bob Byrne

Aos curiosos sobre o Spine e sua nova versão, basta acessar aqui.


FONTE – Lesterbanks & Big Bad Studios

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