3   +   10   =  

Criado de maneira tímida e despretensiosa, o Prototypo é um editor open source que permite redefinir características essenciais de fontes criando novas tipografias customizadas em questão de minutos. 

Prototypo: Customização de fontes 1

Interface do Prototype

Yannick Mathey começou o Prototypo como um projeto de conclusão de curso em 2009. O app original foi escrito em Processing e Mathey aprendeu a programar à medida que avançava. Apesar de a primeira versão possuir muitas funcionalidades, a complexidade do código fazia com que o número de bugs crescesse exponencialmente. Mas com a ajuda do programador Louis-Rémi Babé – impressionado com o promissor projeto de Mathey -, o Prototypo foi melhorado e atualizado para linguagens atuais, varrendo os bugs e limpando seu visual original.

Prototypo: Customização de fontes 2

O Prototypo pretende automatizar processos de criação tipográficos, evitando que artistas demandem tempo infrutífero em tarefas geralmente repetitivas. O sistema prevê a integração de regras visuais e matemáticas que, através de repetições e controladores, facilitem o processo de desenho de fontes.

Além disso, o app permite que se importe glifos de uma tipografia pré-existente em .svg, convertendo-a para uma forma composta por segmentos e pontos. A partir daí, basta ajustar os parâmetros de serifas, contornos, espaçamento e kerning adequando a nova forma para criar tipografias diferentes.

Prototypo: Customização de fontes 3

Versão 1.0 permitirá que se modifique glipos de forma independente

Mas o Prototypo não visa apenas designers já consagrados na arte tipográfica. A ideia é que qualquer artista, profissional ou amador, possa experimentar com tipografia, trabalha-las e modifica-las à vontade. Entretanto, a ferramenta não é para substituir o Designer Tipográfico, é um complemento para agilizar seu trabalho.

Prototypo: Customização de fontes 4

Importe fontes e transforme-as

Quem tem interesse no Prototypo, pode dar uma mãozinha para sua campanha no Kickstarter. Vale lembrar que o Prototypo ainda está em desenvolvimento e é open source, então muitas melhorias estão por vir.


Fonte: Domestika | Prototypo on Kickstarter

Comentários

comments