O adeus de Akira Toriyama

Neste dia 5 de março, fomos surpreendidos com o falecimento do lendário autor Akira Toriyama, criador das aclamadas series Dragon Ball e Dr. Slump. As contribuições de Akira foram além dos mangas e animes. Seu design de personagens também alcançou o universo dos games, jogos como Dragon quest, Chrono Trigger e Blue Dragon tiveram a mão e o traço de Toriyama.

Toriyama em resumo

Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Aichi, Japão, Toriyama começou a se interessar por mangás ainda na infância. Desse modo, lançou seu primeiro trabalho profissional no final da década de 1970.

Sua fama veio com “Dr. Slump”, publicado semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984. Contudo, foi “Dragon Ball”, que começou em 1984, que o catapultou para o estrelato global. A série segue as aventuras de Son Goku, desde a infância até a vida adulta, enquanto ele treina em artes marciais e explora o mundo em busca das esferas do dragão.

Um mestre do storytellig

Akira Toriyama

Como explicar a legião de fans que a franquia Dragon Ball conquistou mundo afora? A conexão que o universo de Toriyama criou com as pessoas, só foi possível através do uso magistral das técnicas de storytellig. As camadas de humor, drama e suspense, todas bem mescladas, são como uma comida bem temperada, onde todos os elementos fazem a diferença nas suas devidas proporções.

A arte da contação de historias é algo que acompanha a humanidade desde os primórdios, já existindo antes dos registros escritos. Por este motivo nossos sentimentos são aflorados quando ouvimos uma boa historia, é como se isso já estivesse conectado ao nosso DNA. Storytelling gera conexões, por isso series como Dragon Ball se tornaram épicas, formando legiões de fans das mais diversas idades e origens.

O que podemos aprender com Toriyama?

Como motions designers, a lição que fica é a arte de emocionar através das mais diversas formas de conexão. Vamos entender mais como funcionam os arquétipos, pensar mais na jornada do herói, usar as cores como elementos de comunicação e as formas como metáforas visuais.

E vamos levantar as mãos e fazer a nossa ultima Genki Dama em agradecimento ao legado que Akira Toriyama nos deixou.

Comentários

comments