War Is Over: uma mensagem de paz

War Is Over é um curta de animação onde combatentes em lados opostos na guerra se unem através de uma partida de xadrez. O filme tem como base a música Happy Xmas (War Is Over!) de John e Yoko e produzido pelo estúdio Eletroleague. War Is Over é um dos curtas indicados ao Oscar deste ano.

Unidos pelo xadrez

Primeiramente, o filme partiu de uma vontade de Sean Lennon (filho de John e Yoko) de criar um clipe musical da música Happy Xmas (War Is Over!). Contudo, após conversar com Dave Mullins (e diretor da Pixar) o clipe se tornou um curta de animação que honrasse a mensagem anti-guerra da canção. 

O pano de fundo teve como base a famosa trégua de natal que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, onde exércitos de lados opostos jogaram futebol, beberam cerveja e comemoraram juntos.

Contudo, no curta, essa conexão é estabelecida através de um jogo de xadrez, onde dois soldados se comunicam através de um heroico pombo correio que atravessa o campo de batalha para entregar bilhetes com as jogadas de cada um deles. À medida que a guerra evolui eles se encaminham para o movimento final do jogo. Dessa forma, a mensagem é bem clara: o xadrez pode ter um vencedor, mas a guerra não.

Eletroleague, o estúdio por trás de War Is Over

O estúdio de animação Eletroleague foi o responsável em trazer essa ideia maravilhosa à vida. Ele foi fundado pelo diretor Dave Mullins, que trabalhou em filmes como Ratatouille e Up e o produtor Brad Booker (Festa no Céu). Além disso, o estúdio tem workflow diferenciado como está descrito na sua página: “Todas as nossas propriedades foram desenvolvidas com um componente de videogame em mente. O storytelling excepcional é o pilar de tudo o que criamos. A filosofia central da ElectroLeague é gravar o roteiro no palco de captura de movimentos, indo além do storyboard tradicional para um fluxo de trabalho mais imediato e eficiente em termos de custos, colocando nossos trailers na edição muito mais cedo, permitindo-nos iterar mais e elevar a narrativa acima de tudo.”

Mullins teve como inspiração os trabalhos de J.C. Leyendecker e Norman Rockwell, que foram artistas que refletem o período no qual o filme se passa. Além disso, o filme contou com o designer de produção Zac Retz (Homem Aranha no Aranhaverso e Gato de Botas: O Último Desejo) e o designer de personagens Max Narciso (Love, Death & Robots) para criar o visual icônico do filme.

Curtiu essa inspiração? Então saca só as outras animações indicadas ao Oscar desse ano nesse post aqui.

Boa semana!

Daniel desligando.

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