fbpx

Riggando personagens usando o Layer Parenting no Adobe Animate

Tivemos um lançamento incrível do Adobe Animate 2019 no MAX no ano passado. Um dos recursos mais legais que foi introduzido na versão foi o layer parenting. Aqui estão alguns exemplos de assets criados usando esse novo recurso.

Nós tivemos a ferramenta bone por algum tempo, no entanto os desenvolvedores queriam ter um mecanismo mais avançado e mais simplificado para fazer o rigging. As principais considerações foram permitir que um animador:

  • Conecte partes individuais de um personagem com uma hierarquia pai-filho simples,
  • Substitua qualquer parte individual
  • Reparar qualquer objeto a qualquer momento,
  • Modifique qualquer shape usando qualquer ferramenta, incluindo a ferramenta warp tool.

E foi criado o layer parenting.

Então, como isso funciona? Bem, Chris Georgenes fez um ótimo trabalho ao preparar este vídeo:

Adobe Animate – Youtube

Vamos começar com o básico. Primeiro de tudo, desenhe seu personagem e certifique-se de que cada uma das partes do corpo do personagem esteja em uma layer separada.

Antes de criar keyframes ou começar a animação, converta todos os seus objetos (diferentes partes do corpo) em símbolos. Você pode fazer isso selecionando o objeto e escolhendo Modify -> Convert to Symbol. Nomeie seu símbolo e escolha “Graphic” em “Type”.

Agora vá para a barra de ferramentas e selecione a ferramenta free transform (ou pressione Q no teclado).

Agora, quando você clicar em um símbolo, verá o ponto central branco no meio.

Se você tentar rotacionar o símbolo, ele girará em torno desse ponto central. Isso obviamente não está certo, já que as partes do corpo nem sempre são articuladas em seus pontos centrais. Clique e arraste o ponto central branco para um local mais apropriado e veja se funciona. Faça isso para todos os símbolos, de modo que os braços, pernas e outras partes do corpo girem de maneira anatomicamente correta.

O próximo passo é o layer parenting. Clique no ícone “Show parenting” na timeline.

Isso abrirá a exibição do parenting na timeline. Agora determine a parte do corpo que pode ser a base. Na maioria dos casos, é o torso. Isso significa que todos os outros símbolos ou partes do corpo se tornarão os “filhos” desse símbolo. Clique e arraste a layer da perna e solte-a no tronco. Você pode ver que isso cria uma hierarquia em que o símbolo da perna se torna filho da layer do tronco. Repita isso para todas as outras layers.

Se você clicar e arrastar qualquer um dos símbolos “pai”, verá que todas as partes do corpo dos “filhos” se movem. Além disso, se você mover qualquer um dos símbolos filhos, não haverá efeito nos símbolos pai.

Seu personagem agora está pronto para ser animado. Crie um conjunto de keyframes clicando e arrastando verticalmente em todas as layers e pressione F-6 no teclado. Clique e arraste o personagem, modifique o personagem usando a ferramenta free transform e adicione interpolações entre esses keyframes para ver como seu personagem se comporta.

Confira este vídeo do Chris, onde ele anima o personagem manipulado acima:

Aqui está uma outra forma de como o layer parenting pode ser feito.

Aqui estão alguns outros vídeos realmente bons que podem ajudar você a entender o layer parenting:


Fonte: Blog da Adobe – Rigging Characters Using Layer Parenting

Comentários

comments