Não faz muito tempo que a Khan Academy – junto da Pixar -, lançaram o Pixar in a Box, curso gratuito voltado para crianças e adolescentes com o intuito de explicar como a matemática é usada para criar objetos e animações 3D.

Mas as coisas não pararam por aí. A Khan Academy está numa cruzada: ensinar TUDO a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo e de graça. Com o lema “You can learn anything”, eles possuem toneladas de cursos gratuitos que podem ser assistidos via YouTube ou pelo próprio site oficial, onde um simples login nos dá acesso a tudo, em qualquer lugar, para sempre.

Mas a razão de voltarmos a falar da Khan Academy, aqui no Layer Lemonade, é por um simples motivo: o Pixar in a Box não acabou no tópico que citamos lá em cima. A parceria da Khan Academy com a Pixar parece ser duradoura, e uma série de novos cursos voltados para iniciação em animação estão surgindo.

Com um leque que cobre desde os princípios básicos por detrás da animação – passando por rigging, padrões, modelagem de personagens e rendering -, as aulas falam de tudo um pouco e, para os interessados, vale o tempo investido (afinal, é o único investimento que eles pedem).

O primeiro vídeo da série Introdução a Animação faz um rápido overview sobre as definições da Animação e como os diferentes tipos funcionam. Depois, uma explicação mais aprofundada sobre as técnicas utilizadas, tratando de linear interpolation e bezier curves, por exemplo, juntamente com demos interativos.

A sessão final do curso cobre a ideia por detrás do squash and stretch – um dos fundamentos básicos da Animação. Depois dessas aulas, por assim dizer, rola um pequeno quiz para testar o aluno e ver se tudo foi compreendido de fato.

O curso é, obviamente, curto, mas os fundamentos da Animação são importantes e a Khan Academy faz um grande trabalho explicando-o de maneira simples.

Aconselho qualquer um que esteja começando a se inscrever no site da Khan Academy e aproveitar essa fonte com conteúdo relevante, atual e gratuito.


Fonte: Motionarray

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments